Ilhabela esteve presente no 12º Workshop de acesso à justiça durante os dias 28 a 30 de junho na capital paulista. O evento, realizado pelo Instituto Avon em parceria com o Ministério Público de São Paulo, reuniu agentes de segurança pública, integrantes do sistema judiciário, membros do Ministério Público, entes governamentais, psicólogos, assistentes sociais, organizações da sociedade civil e outros membros da rede de enfrentamento e acolhimento a mulheres em situação de violência do Estado de São Paulo.
Com o objetivo de fortalecer vínculos e promover a capacitação profissional, o workshop contou com a participação de 80 profissionais de 18 municípios paulistas, incluindo Ilhabela.
Durante o evento, foram estudados casos e mapeados desafios relacionados a denúncias, investigações e resoluções de ocorrências de violência doméstica ou sexual. Entre os temas debatidos estavam a Lei Maria da Penha, colaboração da rede de apoio, violência e Internet, intervenção com homens, diversidade LGBTQIA+, problemas da rede e violência e Internet.
O arquipélago, representado pelas profissionais da Secretaria do Desenvolvimento e Inclusão Social, buscou atualizar suas informações para desenvolver ações eficientes no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e em toda a secretaria do desenvolvimento social. Na fase final do workshop, foram elaborados planejamentos de curto, médio e longo prazos, com o intuito de criar e potencializar políticas e estratégias eficientes no enfrentamento às violências contra a população feminina de Ilhabela.
Para a secretária de Desenvolvimento e Inclusão Social, Nanci Zanato, a participação de Ilhabela no evento foi importante para preservar os direitos das mulheres. Já a assistente social do CREAS, Alissandra Iede da Silva, ressaltou que a participação permite acesso à informação e contribui para a atuação como agente público na temática da violência contra a mulher.