Inscrições para o Bolsa Atleta 2024 terminam nesta quarta-feira (31)
O Bolsa Atleta é um programa da Prefeitura de Ilhabela, instituído em 2014, que incentiva a formação e o desenvolvimento de atletas de alto rendimento para se manterem no esporte e participarem dos principais campeonatos de suas modalidades, consolidando o município como uma potência esportiva.
Em 2024, o projeto completa 10 anos e, ao longo desse período, já ajudou cerca de mil atletas de diferentes categorias e gerações. O valor disponibilizado vai até R$ 1.124,00 reais para as principais despesas dos esportistas, que devem ser moradores de Ilhabela há pelo menos dois anos e estarem cadastrados no município.
A idade mínima para receber o auxílio é de 12 anos e não há limite etário para se manter como beneficiário, desde que o rendimento esportivo seja comprovado. Para este ano, as vagas são limitadas e estão abertas até o dia 31 de janeiro.
Avanços
A coordenadora do programa, Beatriz Dombrady, acompanhou a evolução dessa iniciativa e, hoje em dia, comemora o crescimento dos beneficiários e das modalidades atendidas. “Acompanho desde quando somente 15 atletas eram contemplados. Agora, em 2023, nós tivemos a marca de 85 atletas confirmados com a bolsa. Ela abrange todas as fases profissionais de um atleta, desde a base, a fase juvenil e até os adultos”, destaca.
Gerações de atletas
Entre os contemplados, há atletas de todas as idades justamente para cumprir um dos objetivos do programa, formar novos campeões. Os mais experientes também têm vez e continuam a trazer resultados expressivos para Ilhabela, conforme detalha a nadadora Beth Padilla, de 75 anos, irmã da também renomada nadadora Maria Helena Padilla, que faleceu no ano passado com 81 anos.
“Eu fui a primeira bolsista do Bolsa Atleta de Ilhabela, ainda em 2015. Agora, em 2024, eu fechei o ano com 13 medalhas de ouro e o reconhecimento do Top 10 da Associação Brasileira de Masters de Natação. A bolsa me auxilia com gastos médicos, nutricionista, material esportivo e até com psicólogo. Sempre priorizei essa ajuda para a promoção da minha saúde”, explica.
Outras atletas mais novas, e que não tem a carreira tão consolidada, utilizam o valor do auxílio para custear as inscrições dos campeonatos, como é o caso da atleta de Jiu-Jítsu Nina Kliman Guenzburger, de 17 anos.
“Já tinha feito jiu-jítsu quando era criança. Em 2021, comecei a competir e, a partir de 2022, comecei a receber a bolsa. É importante, é um incentivo para que o esportista consiga se manter e focar no treino. Não cobre tudo, mas ajuda a pagar as inscrições dos campeonatos e outros custos”, reforça.
A corredora Julia Uzeda, de 14 anos, também utiliza o valor da bolsa para equipamentos esportivos e valoriza suas conquistas como esportista patrocinada pela Prefeitura. “Corro nas provas de rua de cinco quilômetros e meu primeiro pódio geral foi aqui, na Maratona de Ilhabela. Meu treinador na época, o João, até chorou comigo. Esta prova teve um grande significado para mim, abriu minha cabeça. A gente treina muito por isso e pretendo continuar investindo na carreira”, enfatiza.
Inscrições
Os interessados em receber a bolsa devem se inscrever até o dia 31 de janeiro e preencher o requerimento por meio do site oficial da Prefeitura https://www.ilhabela.sp.gov.br/servicos/esporte-bolsa-atleta/, acessando o campo de Protocolo online https://bit.ly/48mK0z3.
É necessário abrir um requerimento de “Processo para Cadastro Atualizado de Atleta” e anexar a ficha de cadastro, que pode ser adquirida no site https://bit.ly/3vpxGj7. Em seguida, ainda no site do protocolo, o atleta deve abrir um requerimento de “Bolsa Atleta”, anexando o formulário disponível neste link https://bit.ly/4aHfdi1.
A Secretaria de Esporte e Lazer destaca que, obrigatoriamente, todos os documentos exigidos pela Lei nº 1.197/2017 (art. 6º) e 1.521/2021 devem ser anexados em ambas as etapas de requerimento. No site, é possível encontrar orientações detalhadas para a abertura do processo.