Ilhabela foi palco, na última quarta-feira (20), de mais um belo espetáculo na região da Serraria e Castelhanos, com a aparição de cinco baleias tropicais (Bryde’s), incluindo uma mãe com seu filhote. Entre elas estava, ainda, a gigante Diva, que visita a região desde 2018.
Os registros começaram no último domingo (17) e destacam um comportamento fascinante dessas baleias, que costumam vir buscar alimentos (cardumes de pequenos peixes) bem próximos da costa.
“Esta espécie de baleias tem tamanho similar às jubartes, mas são muito mais rápidas, podendo atingir a alta velocidade de até 20 nós quando se deslocam. Elas são discretas, pois raramente saltam, e costumam frequentar nossa região em busca de alimento no final do ano, mas não migram para longe. Ficam por aqui, entre Santa Catarina e o Norte do Rio, Espírito Santo, sempre em busca de sardinhas e manjubinhas”, destaca Júlio César, do Projeto Baleia a Vista.
Os registros foram feitos pelo projeto, em parceria com a Maremar Turismo, empresa de passeios locais.
Diferentemente das jubartes, que migram para a Antártica, as Bryde’s ficam por aqui pela costa do sudeste para reproduzir e se alimentar. A espécie ainda é pouco pesquisada e pouco se sabe sobre os seus hábitos. O tamanho de sua população também ainda é desconhecido, de acordo com Júlio. Aparentemente o grupo é pequeno e por isso o avistamento dessa espécie é mais raro do que as famosas jubartes