Entre os dias 29 de outubro e 2 de novembro, quatro tripulações da Escola Municipal de Vela de Ilhabela “Lars Grael” estão na Argentina, onde representam Ilhabela e o Brasil no Campeonato Mundial da Classe Snipe. A competição, que está sendo realizado em Buenos Aires, conta com a participação de 85 embarcações de diferentes países e desafia os atletas com as difíceis condições de navegação do Rio da Prata.
Para o Prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, a participação dos velejadores no campeonato reforça o compromisso da cidade com o esporte e com a formação de novos atletas. “Ilhabela tem orgulho de apoiar nossos jovens velejadores, que têm mostrado um talento extraordinário nas competições nacionais e agora representam nossa cidade e nosso país no cenário mundial. É inspirador ver o crescimento da vela em Ilhabela, fruto do trabalho dedicado na nossa Escola Municipal de Vela. Tenho certeza de que eles darão o melhor de si”, comentou o prefeito.
As equipes ilhabelenses, formadas por José Roberto de Jesus (“Beto de Mazinho”) e Luiz Guilherme; Vicente Monteiro e Gustavo Henrique Santos; Ronyon Silva e Douglas Said; e Juninho Jesus e Bruna Patrício, são destaque da competição e acumulam importantes títulos nacionais e estaduais, que fortaleceram o preparo para o evento mundial.
No intuito de fomentar a vela na cidade, a Prefeitura de Ilhabela viabilizou a participação destes velejadores na competição com ajuda de custo das inscrições, transporte, hospedagem e combustível. O secretário de Esporte e Lazer, Felipe Nascimento, destaca o investimento da Prefeitura de Ilhabela nos atletas de Ilhabela em competições de renome internacional. “Por meio do Prefeito Toninho Colucci, temos o compromisso de auxiliar nossos atletas por meio da ajuda de custo em importantes e relevantes competições de renome nacional e internacional. Vale destacar também a participação dos jovens velejadores Douglas Said e Gustavo Henrique, que integram o programa municipal “Bolsa Atleta de Ilhabela”.
O Secretário Executivo da Prefeitura de Ilhabela e treinador na Escola de Vela, Mário Sérgio de Jesus, pontuou a importância do campeonato: “A Classe Snipe é amplamente reconhecida como uma excelente formadora de velejadores e possui uma rica história no cenário da vela mundial. Estamos confiantes de que nossos atletas, que já conquistaram resultados expressivos em campeonatos estaduais e nacionais, se destaquem neste Mundial. Embora bem-preparados, eles enfrentarão desafios nas condições únicas do Rio da Prata, que diferem das que encontram em Ilhabela”.
No primeiro dia de prova, as regatas foram canceladas devido à falta de vento, evidenciando as dificuldades naturais do campeonato. Mesmo assim, as tripulações de Ilhabela mantêm o foco e a confiança, almejando um desempenho de destaque na competição.