Nesta terça-feira (15), Dia do Consumo Consciente, os agentes ambientais do Paço Municipal de Ilhabela realizaram mais uma importante ação do projeto “Espaço em Ação”. A iniciativa visa conscientizar os colegas de trabalho sobre a relevância de atitudes sustentáveis no ambiente corporativo, que não apenas colaboram com a proteção do meio ambiente, mas também resultam em economia para o município.
O primeiro tema desta segunda etapa foi a eficiência energética, destacando o impacto do uso racional da energia nas finanças públicas e na preservação ambiental. Após a capacitação recebida na semana anterior, os agentes, acompanhados por secretários, visitaram todas as salas, explicando aos colegas ações simples que podem ser incorporadas ao cotidiano de trabalho, como o uso eficiente de equipamentos eletrônicos e a importância de desligar aparelhos ao final do expediente.
“O uso racional da energia não é apenas uma responsabilidade ambiental, mas também financeira, especialmente para o poder público”, destacou o Prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci. “A conscientização começa com pequenas ações que, somadas, geram grandes resultados”, completou, ressaltando a importância de engajar todos os servidores municipais nesse esforço coletivo.
O secretário de Administração, Mauricio Calil, também reforçou a importância da ação para o ambiente institucional: “Além de contribuirmos para a redução dos gastos públicos, essas iniciativas promovem um ambiente de trabalho mais consciente e alinhado com as melhores práticas ambientais. Todos têm um papel fundamental nesse processo.”
Já a Engenheira Florestal e Secretária Municipal de Meio Ambiente, Kátia Freire, destacou o valor ambiental da iniciativa: “A eficiência energética é um dos pilares para a sustentabilidade. Quando todos se conscientizam e aplicam essas práticas no dia a dia, o impacto ambiental é consideravelmente reduzido, garantindo um futuro mais sustentável para todos.”
O projeto “Espaço em Ação”, lançado no dia 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, iniciou suas atividades com um foco voltado para a correta separação e descarte do lixo produzido no Paço Municipal.
Durante a primeira fase, além da implantação da coleta seletiva e de visita dos servidores ao Aterro Municipal e Centro de Triagem, foram instalados big bags na recepção do Paço, com o montante de lixo reciclável produzido, proporcionando uma visualização clara dos resíduos acumulados, com o objetivo de incentivar a mudança de comportamento dos funcionários.
Agora com a nova etapa do Consumo Consciente, o projeto pretende ampliar ainda mais os resultados alcançados, promovendo atitudes conscientes que geram economia de recursos e reduzem o impacto ambiental.