Na última quinta-feira (10), a Escola Técnica de Ilhabela – IETEC, foi palco pela primeira vez da reunião geral dos Oficiais Comandantes das regiões do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Litoral Sul de São Paulo. O evento teve a coordenação do Coronel Victor de Freitas Carvalho, supervisor do Comando de Bombeiros do Interior 3 e envolveu três Grupamentos de Bombeiros da região.
O encontro, que teve a presença do secretário de Mobilidade e Segurança de Ilhabela, Cristobal Parraga Gomez Filho e do subsecretário de Segurança, Lídio Guariglia Costa Júnior, teve como objetivo central integrar os oficiais, padronizar os serviços e buscar melhorias contínuas, visando tanto o bem-estar da população quanto a segurança dos profissionais do Corpo de Bombeiros.
Entre os temas discutidos, destacaram-se a aquisição de novos equipamentos para a Operação Verão, a análise da qualidade dos serviços prestados, as previsões de sinistros e as ações preventivas necessárias para a próxima temporada. Também houve deliberações sobre o reforço no efetivo para garantir a eficácia das operações.
Um dos pontos altos do evento foi a troca de experiências entre os oficiais do Grupamento de Bombeiros Marítimo e seus colegas do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro. Eles discutiram ocorrências de incêndios florestais e compartilharam instruções sobre o uso de programas de georreferenciamento, ferramentas importantes para otimizar o combate a sinistros.
O secretário Cristobal Parraga, ressaltou o apoio dado pelo Prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci à corporação e a relevância da colaboração entre os diferentes serviços e operações do Corpo de Bombeiros: “A colaboração entre nossas instituições é vital para garantir a segurança da população e aprimorar a resposta a emergências. Reiteramos nosso compromisso em apoiar o Corpo de Bombeiros, trabalhando juntos por um ambiente mais seguro para todos”.
A reunião reafirmou o compromisso com a integração e a modernização dos serviços, com foco na capacitação dos profissionais por meio de treinamentos, aquisição de novos equipamentos e incorporação de tecnologias. Esses esforços visam garantir um atendimento ainda mais ágil e eficiente à população, especialmente nas regiões litorâneas, que enfrentam desafios específicos com o aumento de turistas durante o verão.
Com uma abordagem preventiva e colaborativa, o encontro reforçou a importância da preparação e do planejamento para que o Corpo de Bombeiros possa atuar de maneira efetiva, garantindo a segurança de todos.