O Mercado Municipal de Ilhabela iniciou suas atividades, oferecendo à população uma grande variedade de produtos oriundos da agricultura familiar e urbana. Hortaliças frescas, frutas, geleias, compotas, arranjos florais, massas artesanais, pães e bolos são apenas alguns dos itens disponíveis no local. A principal característica dos produtos à venda é a ausência de agrotóxicos e aditivos industriais, garantindo mais qualidade e frescor, fatores importantes para quem busca uma alimentação mais saudável e sustentável.
O Mercado Municipal de Ilhabela foi inaugurado no primeiro semestre deste ano pelo Prefeito Toninho Colucci. “O Mercado Municipal é um importante passo para fortalecer a economia local, trazendo à mesa produtos frescos e com menor uso de aditivos. Essa é uma oportunidade para o produtor local usufruir diretamente do valor final de seu produto”, afirmou Colucci.
A unidade funciona de terça a sábado, das 8h às 17h, e aos domingos, das 8h às 14h. Além de ser um ponto de encontro, o espaço oferece produtos de alta qualidade diretamente dos produtores da região, o que promove a economia local e fortalece a relação dos consumidores com os produtores.
Atualmente, cinco permissionários estão autorizados a vender no espaço, entre eles a Associação de Produção Local, Artesanal, Agroecologia e Economia Criativa, conhecida como “Mercado Verde”. Mateus Borges, um dos associados, já está ocupando seu estande com uma variedade de hortaliças orgânicas, como cebolinha, salsinha, alface, agrião, manjericão roxo, couve e microverdes. Ele destaca a importância de um espaço como o Mercado Municipal para a visibilidade dos pequenos produtores locais.
“Moro na Ilha há 35 anos e estou há 14 produzindo orgânicos. Tudo começou porque não encontrava no mercado nada sem agrotóxicos, então comecei a plantar para o meu próprio consumo. Com o tempo, isso virou um negócio e, agora, com o mercado, conseguimos mostrar nosso trabalho para mais pessoas”, afirma Mateus.
Para controlar pragas de maneira natural, Mateus utiliza componentes retirados da própria horta, como uma essência de alho que ajuda a manter as plantas livres de insetos. “Um furinho ou outro na folha é normal e faz parte do processo orgânico, sem o uso de venenos”, explica o produtor.
O Mercado Municipal de Ilhabela foi inaugurado no primeiro semestre deste ano pelo Prefeito Toninho Colucci e recebeu o nome de Benedito Sampaio de Oliveira, em homenagem ao caiçara conhecido como “Seu Lico”, que, após se aposentar da vida de marinheiro, dedicou-se à agricultura familiar e à pecuária.
Serviço:
– Mercado Municipal Benedito Sampaio de Oliveira
– Endereço: Rua Benedito dos Santos Sampaio, 418 – Barra Velha (antigo Detran)
– Funcionamento: terça a sábado, das 8h às 17h; domingos, das 8h às 14h.
—