Os alunos das escolas da rede municipal de ensino de Ilhabela aprendem desde cedo sobre a importância da preservação de espécies marinhas, em especial dos cetáceos, animais das famílias das baleias e golfinhos. Somente este ano, cerca de 600 estudantes já passaram pelas atividades de conscientização realizadas em parceria com o Instituto VIVA Instituto Verde Azul, levando a mensagem de proteção ambiental.
Na sexta-feira (24), a equipe de voluntários do instituto esteve na E.M. Terezinha de Jesus Ferreira para ensinar, em conjunto com os professores, boas práticas de convivência com os mamíferos marinhos e as diferentes espécies que aparecem nas águas do arquipélago. No início do ano, diretores e coordenadores também receberam capacitação do VIVA Instituto Verde Azul para se tornarem multiplicadores e repassarem os conhecimentos apreendidos para os professores da rede municipal de ensino.
A parceria com o instituto teve início no final de 2021 e no ano seguinte 100% dos estudantes da fase um da Educação Infantil até o nono ano do Ensino Fundamental passaram pelas atividades educativas, feito novamente alcançado em 2023. Cada ano é explorado um tema diferente e em 2024 as ações têm como foco os animais marinhos que visitam Ilhabela, conforme explica o biólogo, pedagogo e coordenador de educação ambiental do instituto, Márcio Motta.
“Realizamos esse trabalho há alguns anos na Prefeitura, atendendo quase a totalidade dos alunos da rede, com exceção do maternal, com quase seis mil alunos atendidos em 2023. Neste ano, nosso tema são as baleias e golfinhos que ocorrem aqui em Ilhabela e as regras de avistamento dos cetáceos. Ao final da atividade nós entregamos um miniguia com os principais cetáceos e outro material com as regras de observação”, detalhou.
Patrimônio Turístico
Ilhabela é uma das melhores áreas do país para a observação de baleias e golfinhos, já que todos os anos é visitada pelos animais que percorrem o canal de São Sebastião, um corredor náutico intensamente movimentado. Em contato com embarcações, os cetáceos podem se envolver em acidentes ou sofrerem estresse ao não terem seu espaço respeitado, por isso a importância das ações de conscientização.
O período de observação de baleias terá início no mês de junho, mas alguns animais já visitaram o canal nos últimos dias, proporcionando belas imagens e encontros. Na temporada anterior, Ilhabela registrou mais de 780 avistamentos, o que demonstra todo o potencial turístico deste verdadeiro espetáculo natural.
Sobre o VIVA Instituto Verde Azul
O Viva Verde Azul é uma associação sem fins lucrativos, criada pela bióloga e pesquisadora Maria Emília Morete. Mais conhecida como “Mia”, a bióloga é especialista em cetáceos e luta para conservação da espécie em seu habitat.