A Polícia Militar Ambiental do Estado de São Paulo visitou, nesta quarta-feira (21), as obras do ParCão, na Barra Velha, para a apuração de uma denúncia de desmatamento irregular. No local, os policiais acabaram por constatar o correto cumprimento da legislação ambiental e o respeito às autorizações concedidas pelos órgãos competentes.
O efetivo policial teve acesso à autorização da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB), que permite a limpeza da vegetação exótica e ruderal invasora (que cresce em áreas perturbadas pela ação humana), e prevê a manutenção dos exemplares arbóreos nativos que estão dispersos de forma isolada no terreno.
O secretário de Obras e Planejamento Urbano de Ilhabela, Flávio Miranda, explica que a intervenção gera baixo impacto ambiental e prevê o plantio de espécies nativas. “A Licença emitida pela CETESB autoriza o corte de cinco árvores nativas, porém fizemos uma revisão no projeto e não será mais necessário cortar nenhuma delas, muito pelo contrário, iremos plantar várias espécies nativas e recompor a mata ciliar do Rio Paquera”, enfatiza.
O secretário salienta, ainda, que o projeto mantém a área totalmente permeável, com piso de terra que preserva o espraiamento, facilita a penetração da água da chuva e contribui para a manutenção dos recursos hídricos.
Após a visita, foi lavrado o Termo de Vistoria Ambiental, que contém o Relatório da Autoridade Policial, no qual foi constatado que “diante dos fatos após a fiscalização e verificação das documentações, esta equipe de polícia militar ambiental entende que não há providências a serem adotadas na presente data”, finaliza o documento.
Sobre o ParCão
O parque, planejado exclusivamente para a convivência e recreação de animais de estimação, será vizinho do Centro de Referência Animal (CRA), que está sendo ampliado e revitalizado.
O ParCão será o lugar ideal para os animais socializarem, brincarem e fazerem novos amigos, adequado também para a prática de atividades, com construções de baixo impacto e obstáculos em madeira para estimular a atividade física, além de bebedouro e área de descanso.