Em comemoração aos 150 anos da imigração italiana no Brasil, o Centro Cultural Waldemar Belisário recebe a exposição “Imigração e Herança Italiana em Ilhabela”. A mostra traz 16 painéis que contam a história dos imigrantes na cidade, o registro e a história de 24 famílias de origem italiana e os planos do Governo do Estado de São Paulo para a criação de uma colônia entre 1928 e 1930.
A presença dos imigrantes italianos e seus descendentes deixaram importantes marcas no município. Oito prefeitos, um vice-prefeito e 17 vereadores foram imigrantes e/ou descendentes e 13 padres vieram da Itália para trabalhar na Igreja Nossa Senhora D’Ajuda e Bonsucesso. Famílias italianas, como Fazzini, Reale, Carusso, Storace, Molinari, Tavolaro e tantas outras fizeram história em Ilhabela.
Várias manifestações culturais também deixaram um importante legado, como as artes plásticas de Waldemar Belisário Pelizzari, as esculturas e pinturas de Alfredo Oliani e a arquitetura eclética de Giovanni Battista Maroni. No arquipélago, famílias italianas fizeram uma troca cultural e contribuiram em vários aspectos com a comunidade local, ao mesmo tempo que assimilaram os elementos da terra e integraram-se à cultura caiçara e seu modo de vida.
Para acompanhar mais sobre a história deste legado, o Centro Cultural Waldemar Belisário vai disponibilizar no local um QRCode para download gratuito do livro “Imigração e Herança Italiana em Ilhabela”, escrito pelo historiador e arqueólogo Plácido Cali.
Serviço
Exposição “Imigração e Herança Italiana em Ilhabela”
Local: Centro Cultural Waldemar Belisário Endereço: Rua da Padroeira, 140 – Vila (Centro Histórico), Ilhabela. Data: 21/02/2024 Horário: 18h30