A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, finalizou a primeira etapa do trabalho de hidrossemeadura da última área de retaludamento do Centro de Triagem “Nega Malu”, antigo Aterro Municipal.
A obra tem como objetivo cumprir o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado em 2004 entre Prefeitura, a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) e o Ministério Público.
“A Prefeitura de Ilhabela não tem medido esforços e tem se empenhado nas obras do sistema de drenagem das águas pluviais, reconformação e geometrização dos taludes, construção de escadas hidráulicas, canaletas e caixas de passagens”, destaca a secretária de Meio Ambiente e engenheira florestal, Kátia Freire.
Entenda o Processo
O retaludamento consiste no processo de terraplanagem, por meio do qual se alteram os perfis do solo com o intuito de garantir a estabilização da área. Em etapa posterior é realizada a hidrossemeadura, que consiste na revegetação dos taludes, acelerando o processo de plantio e as chances de brotação.
A técnica de hidrossemeadura se baseia na aplicação de jatos de água repletos de um mix de sementes de gramíneas e outras espécies com rápido crescimento e desenvolvimento, otimizando a revegetação e cobertura do solo expostos, evitando processos erosivos e lixiviação de nutrientes. Além de ter grande versatilidade, a hidrossemeadura ajuda a quebrar o impacto visual e garante maior estabilidade dos taludes, contribuindo para a segurança da área e dos moradores ao redor, além da melhoria da qualidade do meio ambiente, reestabelecendo a microfauna dos ambientes.
Visita Técnica
Nesta segunda-feira (19), o Centro de Triagem recebeu a visita de voluntários da Fundação Florestal da Secretaria de Meio Ambiente do Governo de São Paulo. Os voluntários estão a serviço do Parque Estadual de Ilhabela realizando serviços de educação ambiental, interação socioambiental e auxílio na gestão do Parque e ao programa de proteção das áreas de preservação.
Durante a visita, eles puderam conhecer melhor o sistema de reciclagem de Ilhabela e as práticas adotadas para correta destinação do lixo, entulho e podas de árvores na cidade, além de todo o trabalho de manutenção e recuperação dos taludes do Centro de Triagem e recolhimento do líquido percolado, proveniente da decomposição da matéria orgânica, que é estocado e enviado para tratamento.