Para garantir que as festividades de Carnaval ocorressem de forma segura e organizada, o Departamento de Fiscalização da Prefeitura de Ilhabela intensificou suas operações entre sexta-feira (9) e terça-feira (13), desempenhando um papel fundamental na garantia da ordem pública e do bem-estar da população.
Um posto com fiscais da Prefeitura e policiais militares foi instalado em frente à Câmara Municipal. No local, foram realizadas ações de prevenção e orientação aos foliões. De acordo com o diretor do Departamento de Fiscalização, José Eduardo de Souza, aproximadamente duas mil garrafas de vidro foram substituídas por garrafas e copos de plástico. “As garrafas de vidro retidas foram devidamente encaminhadas para reciclagem”, comentou.
Comércio
Estabelecimentos comerciais, como bares, restaurantes e casas noturnas, também foram alvo dos fiscais, que verificaram se esses locais estavam operando dentro das normas estabelecidas, como horários de funcionamento e venda responsável de bebidas alcoólicas. “O objetivo foi garantir que esses estabelecimentos oferecessem um ambiente seguro e evitar situações de excesso que possam resultar em problemas de segurança pública”, destacou Souza.
Durante o feriado prolongado, os fiscais municipais também conferiram se os vendedores ambulantes estavam devidamente cadastrados e autorizados a trabalhar, além de oferecerem qualidade e segurança dos produtos vendidos.
Poluição Sonora
Em conjunto com a PM, a Fiscalização Municipal atuou, ainda, no combate à poluição sonora, problema que costuma aumentar durante o Carnaval, aplicando medidas para controlar o volume de som e coibindo festas clandestinas que perturbassem a tranquilidade dos moradores.
Durante os cinco dias de folia, foram lavrados dois autos no período diurno, sendo infração de acampamento, churrasco e som na praia da Pacuíba (norte da Ilha) e infração de lançamento de água servida em via pública.