Nesta sexta-feira (9), às 22h, o Bloco da Camisinha sai da Praça Coronel Julião, na Vila, para desfilar na abertura oficial do Carnaval de Ilhabela. Fundado em 2004, este ano o bloco completa duas décadas de tradição e reforça a conscientização do uso da camisinha para a prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Sempre com sambas-enredo temáticos e irreverentes, todos os foliões são bem-vindos para acompanhar o bloco.
O Carnaval começa oficialmente às 20h30, com a entrega simbólica da chave da cidade pelo prefeito Toninho Colucci ao Rei Momo, que é acompanhado pela Corte Momesca, responsável por comandar os festejos carnavalescos, na Passarela do Samba, Rua Dr. Carvalho, Vila. Logo após, às 21 horas, a atração musical fica por conta da Roda de Samba de Helinho do Pagode.
Ainda na sexta-feira, após o Bloco da Camisinha, se apresentam os blocos Recanto do Samba, às 23h, o Bloco do Lacras, às 24h, e a folia se encerra com o Bloco de Rua com o DJ Aquino, que começa a partir da 1h da madrugada de sábado. A programação completa do Carnaval de Ilhabela pode ser conferida no link http://tinyurl.com/2p72nzhx.
20 anos de prevenção
O Bloco da Camisinha nasceu em 2004, como uma iniciativa dos funcionários da Vigilância Epidemiológica, e teve rapidamente apoio de outros funcionários e gestores da Secretaria da Saúde, se tornando uma tradição na abertura do Carnaval de Ilhabela.
O objetivo sempre foi o de incorporar ao Carnaval do município o tema da prevenção das ISTs como parte fundamental da folia, usando formas lúdicas e descontraídas para propagar o cuidado. Dessa ideia, nasceram sambas-enredo assinados pelo Joãozinho do Pagode ou Joãozinho do Parque, como muitos o conheciam. O compositor faleceu em 2023, mas deixou seu legado para o projeto.
Desde então, o bloco já arrastou centenas de pessoas, dentre eles funcionários da Saúde, mas também moradores e turistas, apresentado o tema da prevenção como estratégia e com foco principalmente nos jovens. O bloco não participa de competições e por isso não recebe verbas destinadas às agremiações constituídas.
Para complementar o trabalho educativo, funcionários da Secretaria de Saúde e da equipe de infectologia instalam uma tenda, na Praça do Julião, com orientações de como se prevenir das ISTs e distribuição de camisinhas.
Ponto Facultativo
A Prefeitura de Ilhabela declarou Ponto Facultativo nas repartições públicas municipais, autarquias e fundações nos dias 12 e 13 de fevereiro de 2024, em decorrência das festividades do Carnaval. Contudo, os serviços essenciais vão permanecer em atividade.
· Coleta, limpeza e remoção de lixo;
· Plantão médico no Pronto Socorro Municipal;
· Plantão no Paço Municipal e Fiscalização;
· Plantão na Garagem Municipal, Defesa Civil;
· Auxílio ao tráfego e à segurança.
Proibições na Vila durante o Carnaval
Os foliões devem ficar atentos para as regras de convivência durante todos os dias do Carnaval. Conforme o Decreto n° 10.244/2024, a comercialização e consumo de bebidas em recipientes de vidro está proibida de 09 a 14 de fevereiro, no trecho compreendido entre a Avenida Dona Germana até o término da Avenida Força Expedicionária Brasileira, incluindo todos os logradouros da Vila (Centro Histórico) inseridos no trecho.
O decreto ainda proíbe, nos mesmos lugares, o uso de spray de espuma. Os fiscais de posturas do município estão autorizados a apreender os produtos em caso de descumprimento.
Samba de Enredo do Bloco da Camisinha para 2024
São 20 anos do bloco da camisinha
Com alegria e animação
A saúde consciente, alegrando tanta gente
É Carnaval vamos cantar esse refrão
Vem a saúde preservar
Sem ter medo de brincar
A camisinha vou usar
Vamos respeitar a vida tenha empatia e muito prazer
Pra ser feliz deitar e rolar
a camisinha não pode faltar
Pra ser feliz deitar e rolar
A camisinha não pode faltar.