A Camerata de Cordas da Fundação de Arte e Cultura de Ilhabela (Fundaci) proporcionou uma apresentação emocionante para os pacientes e seus familiares que passaram o Natal no Hospital Mário Covas Jr. A iniciativa é mais uma ação que integra a parceria entre as secretarias de Saúde e Cultura, em prol da humanização do atendimento e bem-estar dos munícipes.
O projeto “Música pela Vida” foi proposto pelo psiquiatra da rede municipal, Alexandre Yuzo Minamihara, que também integra o grupo musical, tocando baixo acústico.
Alexandre destacou a recepção calorosa no local. “As pessoas não esperavam esse tipo de carinho em um momento em que muitas famílias não puderam celebrar o Natal em casa, como gostariam”, destacou.
A Camerata percorreu diferentes setores, incluindo a Maternidade, Internação e Pronto Atendimento, tocando grandes sucessos como “Canon, Pachelbel”, “Noite Feliz” e “Secrets, One Republic”, emocionando tanto os pacientes quanto a equipe de plantão.
O professor e maestro Raphael Tavares enfatizou que a experiência foi revigorante até mesmo para os músicos. “O poder da música como uma forma de cura. Esta foi a segunda visita realizada aos pacientes, com o objetivo de levar alegria e conforto durante um momento delicado”, ressaltou.
O Maestro anunciou ainda que o projeto terá mais edições ao longo de 2024, estendendo suas ações para a Casa da Criança e Adolescente, APAE, Lar dos Idosos e escolas, com o objetivo de levar a cura da música por diversos meios.