Os enfermeiros e técnicos de enfermagem da atenção básica e secundária do município participaram de uma capacitação em tratamento de feridas e o uso de novas tecnologias nessa área. Cerca de 60 profissionais receberam treinamento no Paço Municipal na última terça-feira (28).
O enfermeiro estomaterapeuta e convidado, Ivan Rogério Antunes, falou sobre cuidados com ferimentos e a importância da higienização no processo de cicatrização, além da prevenção de infecções. Também foi abordado o uso de tecnologias como uma forma de otimizar o tempo de cicatrização.
O estomaterapauta é responsável por atender pacientes em aspectos preventivo, terapêutico e de reabilitação, buscando assim o melhor tratamento para cada caso. A especialização do profissional da área permite a atuação em questões relacionadas a feridas, incontinências e estomas.
Segundo a enfermeira estomaterapeuta e organizadora do curso, Elizabeth Rodrigues, “a capacitação é necessária para aprimorar o conhecimento da equipe de enfermagem, de modo que consiga prestar uma assistência qualificada e escolher a cobertura mais adequada para cada ferida”, ressaltou.