No último sábado, dia 18, ocorreu a etapa final do “Braçadas para o Futuro”, na piscina do Polo de Educação Integrada de Ilhabela (PEII – Barra Velha). O evento, parceria entre a Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer e o Studio de Natação Irmãs Padilla, contou com a participação de 210 atletas mirins.
Ao longo das três etapas da competição, o “Braçadas para o Futuro” movimentou 700 crianças. A iniciativa teve como objetivo incentivar e popularizar a prática da natação entre crianças de 2 a 12 anos, alunos das escolas de natação mantidas pelo município e também particulares.
Segundo a Secretaria de Esporte e Lazer, o Braçadas para o Futuro tem se consolidado como um importante evento para o desenvolvimento esportivo das crianças no município. Além de proporcionar o contato com a natação desde cedo, a competição também incentiva a prática regular de exercícios físicos, contribuindo para a formação de hábitos saudáveis e o bem-estar dos participantes.
“O evento proporcionou um ambiente saudável de competição, estimulando o espírito esportivo e promovendo a integração entre os jovens atletas”, destacou o secretário adjunto de Esporte e Lazer, Felipe Nascimento”.
Homenagem
A edição também contou com uma homenagem à Maria Helena Padilla, multicampeã de natação master. Falecida no dia 23 de outubro, perto de completar 80 anos, Helena manteve relação estreita com Ilhabela e disputou campeonatos representando a cidade. Desde tenra idade, a atleta demonstrou um compromisso inabalável com a natação, passando horas incansáveis treinando e aprimorando suas habilidades na água, tanto que se destacou também nas práticas de surf e bodyboard.
Sua trajetória inspirou muitos atletas, principalmente a irmã, companheira de vida e de piscina, Maria Elisabeth Padilla, que por sua vez, inspirou e transformou a história de diversas pessoas em Ilhabela por meio do esporte nas aulas de natação e de educação física em escolas estaduais e particulares da cidade.