O empresário de ilhabela, Rodrigo Ribeiro Rehder, fundador do festival “Forró na Ilha” junto a seus sócios, Federico Romera (ilhabela) e Tony do Limoeiro (São Paulo), receberam em cerimônia na data de 17.11.2023 o prêmio SP Forró como um dos festivais que mais se destacam no país.
O certificado de reconhecimento cultural foi concedido pelos serviços prestados à comunidade forrozeira pelo fomento e fortalecimento da cultura e entregue em cerimônia na câmara municipal de São Paulo na qual estavam presentes representantes do ministério da cultura e autoridades locais.
O prêmio foi iniciativa do instituto SP Forró, com o objetivo de reconhecer e incentivar o trabalho de artistas, empresários e produtores culturais.
Neste mesmo mês de novembro, foi sancionado decreto pelo presidente Lula, reconhecendo o forró como manifestação cultural do Brasil, O ritmo faz parte agora de outras manifestações culturais reconhecidas como expressões autênticas da cultura do país. Entre elas estão escolas de samba, festas juninas e a música gospel.
O forró já havia sido reconhecido pelo IPHAN em 2021 como patrimônio cultural imaterial do Brasil.
O festival forró na ilha ja acontece desde 2014, trazendo todo ano centenas de turistas do brasil e do mundo para a cidade.
Além de sua importância cultural, o forró também tem grande importância para a economia brasileira. Festivais de forró atraem turistas de todo o País e do mundo e injetam recursos nas comunidades locais, promovendo o desenvolvimento econômico dessas regiões.
O Forró é arte, cultura, entretenimento e saúde. É além de um movimento cultural, um estilo de vida. Não à toa, que esse movimento não para de crescer no mundo todo. Na Europa já existem dezenas de festivais de forró e gente do mundo inteiro vem se interessando cada vez mais por nossa cultura, diz Rodrigo Rehder fundador do festival forró na ilha que em 2024 completa 10 anos de existência .