Alunos da Rede Municipal de Ensino de Ilhabela participaram na tarde do último sábado (7) da 2º fase da Olímpiada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), na E.E Dr. Gabriel Ribeiro dos Santos. Ao todo, 111 alunos da Rede puderam participar da prova, sendo esta a última etapa da olimpíada nacional.
Em todo o país, mais de 900 mil alunos foram classificados na primeira fase e estavam aptos a realizar a prova. Os alunos tiveram até três horas para concluir o exame, composto por seis questões discursivas.
Uma das escolas que mais enviou alunos à competição em Ilhabela foi a E.M. Paulo Renato Costa Souza, que contou com 24 representantes. Um pouco antes de entrarem nas salas de prova, alguns jovens relataram a rotina de estudos, os desafios e até mesmo seus exemplos de superação.
A estudante Fávia Kaila de Jesus dos Santos Vascos, de 16 anos, contou que este ano está mais preparada do que no ano passado. “Participei da prova no ano passado, mas não tive dedicação e não fui bem. Este ano eu não esperava passar na primeira fase e consegui. Isso mostra que eu também consigo, eu descobri que eu sou capaz. Para essa segunda fase eu aproveitei para assistir bastante videoaulas e me preparar”, disse.
Também aluna da escola, Amanda Pereira, de 15 anos, afirmou que teve ajuda familiar nos estudos, mas mesmo assim achou complicada a primeira fase da competição. “Meu estudo foi bem complicado. Minha professora achou algumas provas anteriores e eu estudei junto com o meu pai, mas achei que tinha muitas pegadinhas, mesmo eu estudando por muitas questões. Algumas eu demorava até meia hora para conseguir fazer”, desabafou.
Já outros participantes passaram da primeira fase com mais confiança, como é o caso da aluna Maria Eduarda Real Reis, de 13 anos. “Foi um pouquinho difícil para conseguir passar na primeira fase, mas eu já esperava passar porque no ano passado eu também tinha conseguido. Meu estudo foi concentrado em provas de exames anteriores”, contou.
Após a competição, os estudantes puderam desacelerar e curtir uma exposição de animais marinhos disponibilizada pela E.E Dr. Gabriel Ribeiro dos Santos.
Competição nacional
A OBMEP ocorre em duas fases, a primeira é composta por uma prova de múltipla-escolha com 20 questões e a segunda por uma prova discursiva de seis questões. Os exames são divididos por grau de escolaridade, Nível 1 (6º e 7º anos do Ensino Fundamental), Nível 2 (8º e 9º anos) e Nível 3 (Ensino Médio).
A competição científica é promovida com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC). Destinada a estudantes do 6º ano do Fundamental ao 3º ano do Médio, a OBMEP contribui para estimular o estudo da Matemática e identificar jovens talentos da disciplina.
Confira o número de candidatos divididos por cada escola da Rede Municipal de Ensino:
E.M. Anna Leite Julião Torres – 11
E.M. Paulo Renato Costa Souza – 24
E.M. Eva Esperança Silva – 24
E.M. Leonardo Reale – 08
E.M. Mércia do Nascimento Dias – 11
E.M. Ruth Correa Leite Cardoso – 19
E.M. Waldemar Belisário – 14