A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Saúde, realizou nesta quarta-feira (4) a formatura do curso técnico do Programa Saúde com Agente para Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate as Endemias. O curso, realizado numa parceria entre Prefeitura, Ministério da Saúde, Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde e Universidade Federal do Rio Grande do Sul é inédito na cidade.
“A formatura do curso técnico do Programa Saúde com Agente é um marco importante para a Prefeitura de Ilhabela. A capacitação técnica desses profissionais é fundamental para garantir um serviço de qualidade à população”, ressaltou Lúcia Reale, secretária de Saúde, que representou o prefeito Toninho Colucci no evento.
Os Agentes Comunitários de Saúde desempenham um papel fundamental no acompanhamento e na promoção da saúde da população. Suas atribuições incluem a realização de visitas domiciliares, a identificação de problemas de saúde, a orientação sobre prevenção de doenças, a promoção de campanhas de vacinação e a mobilização da comunidade para a adoção de práticas saudáveis.
Os Agentes de Combate as Endemias trabalham na prevenção e controle de doenças transmitidas por vetores, como a dengue, a zika e a chikungunya. Realizam vistorias em residências, identificam e eliminam possíveis focos de proliferação de mosquitos, promovem ações educativas e contribuem para o monitoramento da saúde da população.
Maurício Bianchi, diretor de Vigilância em Saúde, exaltou o comprometimento e empenho dos agentes comunitários e de combates as endemias no desempenho de suas funções, citando como exemplo o aumento de 25% na cobertura vacinal do município. “O aumento da procura está diretamente relacionado ao trabalho importante de cada um de vocês”, afirmou.
A coordenadora Atenção Primária, Sônia Monteiro, acredita que a formação técnica fará os indicadores positivos aumentarem ainda mais. Emocionada, lembrou que há algum tempo, a comunicação entre os agentes era feita por “bilhetes” e hoje com o advento da tecnologia está ainda mais inclusiva e abrangente com o uso de celulares. “A melhoria no serviço prestado em comparação com anos anteriores é evidente e a tendência é melhorar mais. Formamos uma turma, vamos oferecer um outro curso e é importante que todos façam, pois assim podemos avançar sempre mais”.
Oradores
As turmas tiveram direito a orador e os discursos ressaltaram gratidão orgulho e paixão pela saúde. Denise Cristina Silva dos Santos, oradora dos Agentes Comunitários de Saúde, destacou a importância da formação e a dedicação dos tutores e preceptores ao longo das aulas. “Estamos orgulhosos em fazer parte e prontos para aplicar todo o conhecimento adquiridos nesta formação em prol do bem-estar da população”.
Felipe Bonifácio Perona, formando e Agente de Combate às Endemias, falou em nome dos formandos ACE’s. “Neste momento de celebração, devemos olhar para as nossas competências individuais. Cada um de nós tem o potencial de causar um impacto positivo no mundo. A perseverança e a paixão pela saúde nos capacitam para enfrentar novos desafios e oportunidades”, finalizou Perona.
O evento contou ainda com a presença da secretária Adjunta de Saúde, Maria Aparecida Pinheiro Piedade (Cidinha), do secretário adjunto de Gestão Financeira, Fernando Crésio, do subsecretário de Segurança, Ten. Cel. Lídio Costa, dos tutores e preceptores dos formandos, Alessandra Gonçalves, Caroline Stephanie Cavalcante Ribeiro, Nalva Rodrigues, Elisandra Antônia Da Silva, Gisele Aparecida Leite Costa, Lara Passos e Simone Fortes, além do presidente da Câmara, vereador Alessandro Abençoado e dos vereadores Gabriel Rocha e José Preto.
#Curso #Saúde #Formatura