Os moradores de Itaquanduba receberam na noite desta terça-feira (12) a audiência Pública da Lei Orçamentária Anual (LOA) 2024 na E.M Prof.ª Ophélia Rele Montanhese. A sessão teve muitas sugestões e perguntas de moradores do bairro e contou também com a participação de munícipes de outras localidades que enviaram suas contribuições pela internet. No total, cerca de 30 minutos da audiência foram apenas para responder às perguntas e proposições.
As audiências públicas da LOA fazem parte do Programa Prefeito Bairro a Bairro da Prefeitura de Ilhabela e são uma oportunidade para os munícipes exporem sugestões de melhorias e acompanharem os investimentos previstos para a cidade.
Esta é a sexta audiência pública da LOA 2024 realizada este ano, sendo a penúltima antes da audiência do Perequê, destinada a todos os moradores que não puderam participar das sessões anteriores. Durante as apresentações das audiências públicas, os moradores podem verificar toda a arrecadação do município e os gastos e investimentos previstos para a cidade, além dos recursos destinados às regiões específicas em que residem.
O evento teve início com a fala do Secretário Adjunto de Gestão Financeira, Fernando Crésio, que apresentou o conceito de orçamento participativo, as bases legais e o detalhamento de todas as fontes de arrecadação e repasses ao município, bem como as despesas especificadas de acordo com cada Secretaria.
Em seguida, o prefeito Toninho Colucci explicou os desafios do orçamento de 2024 com a diminuição dos repasses dos royalties devido à disputa judicial com São Sebastião, à queda do valor do barril de petróleo e à queda do valor do dólar, que tem influência direta nos preços do óleo.
Investimentos na cidade e no Itaquanduba
O prefeito indicou, entre outros investimentos, os realizados na área da educação com a construção de 10 novas unidades de educação nos quatro anos de governo, sendo duas para o bairro de Itaquanduba, com um investimento de 52 milhões, sendo uma delas pertencente ao modelo de escola cívica municipal.
Outro grande destaque foi o investimento na Ilhabela Escola Técnica (IETEC), escola técnica que disponibiliza cursos de hotelaria, gastronomia, tecnologia e área náutica. Outras novas escolas e reformas e ampliações também foram citadas, como a E.M Paulo Renato Costa Souza e as novas escolas do bairro Camarão e na rua Carijós, em Barra Velha.
No saneamento básico, o prefeito destacou os seis milhões em investimento com a complementação da rede coletora do bairro, que permitirá a ligação de aproximadamente 400 casas ao sistema de esgoto.
Um novo Centro Cultural do Itaquanduba também foi anunciado, com um investimento de três milhões, salas multiuso e vestiários para apresentações musicais e espetáculos. Outro investimento anunciado foi a retomada das obras do Polo de Educação Integrado de Ilhabela (PEI) da área Sul, que estava paralisado.
Na área da saúde foi ressaltada a nova Unidade Básica de Saúde (UBS) de Itaquanduba e a ampliação do hospital municipal Governador Mario Covas e da reforma e ampliação das UBSs de Barra Velha (baixa), Água Branca, Costa Norte e Perequê.
Outros investimentos na área também foram ressaltados, como o Centro de Especialidade Odontológica (CEO), Sorriso Feliz nas Escolas, investimentos em novas Academias de Saúde, Controle de Vetores e do Programa Melhor em Casa, que leva tratamento a pessoas acamadas, o Centro de Referência Animal (CRA), com o projeto CRA nos bairros, que realiza a castração de animais de rua e o programa “Ilhabela tem remédio -Programa medicamento em casa”, que entrega gratuitamente remédios de uso contínuo para pacientes atendidos pela Farmácia Popular.