Os moradores da região Norte de Ilhabela participaram na noite desta segunda-feira (04) da audiência pública da Lei Orçamentária Anual (LOA) 2024 na E.M. Prefº. Leonardo Reale, na Armação. As audiências públicas da LOA fazem parte do Programa Prefeito Bairro a Bairro da Prefeitura de Ilhabela e são uma oportunidade para os munícipes exporem sugestões de melhorias e acompanharem os investimentos previstos para a cidade.
Esta é a quarta audiência pública da LOA 2024 realizada este ano. A primeira audiência foi realizada no bairro Bexiga, no dia 28 de agosto e a segunda no dia 30 de agosto, na Barra Velha. Durante as apresentações das audiências públicas os moradores podem verificar toda a arrecadação do município e os gastos e investimentos previstos para a cidade, além dos recursos destinados às regiões específicas em que residem.
O evento teve início com a fala do Secretário Adjunto de Gestão Financeira, Fernando Crésio, que apresentou o conceito de orçamento participativo, as bases legais e o detalhamento de todas as fontes de arrecadação e repasses ao município, bem como as despesas especificadas de acordo com cada Secretaria.
Em seguida, o prefeito Toninho Colucci explicou os desafios do orçamento de 2024 com a diminuição dos repasses dos royalties devido à disputa judicial com São Sebastião, à queda do valor do barril de petróleo e à queda do valor do dólar, que tem influência direta nos preços do óleo.
Investimentos
O prefeito indicou, entre outros investimentos, os realizados na área da saúde, com a ampliação do hospital municipal Governador Mario Covas Junior e da reforma e ampliação das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Barra Velha (baixa), Itaquanduba e Água Branca.
Outros investimentos na área também foram ressaltados, como o Centro de Especialidade Odontológica (CEO), o Centro de Referência Animal (CRA), com o projeto CRA nos bairros e o programa “Ilhabela tem remédio -Programa medicamento em casa”, que entrega gratuitamente remédios de uso contínuo para pacientes atendidos pela Farmácia Popular.
Na área da educação, o prefeito ressaltou o investimento na IETEC, escola técnica que disponibiliza cursos de hotelaria, gastronomia, tecnologia e área náutica. Outras novas escolas também foram citadas, como a E.M Benedita Salinas Santos, a Escola Cívico Municipal Senador Major Olímpio e mais duas escolas que serão inauguradas no bairro Itaquanduba e novas escolas no bairro Green Park.
Ainda na área da educação, foram destacados os investimentos em uniformes escolares, com uniformes de verão e inverno, kits de material escolar e bolsa de estudos para a formação superior.
Na área da infraestrutura, ressaltou-se o investimento de 31 milhões em obras de drenagem com instalação de reservatórios, tubos e aduelas, além da pavimentação, ampliação de calçamento e operação Tapa-Buraco.
O prefeito também anunciou que pretende trocar toda a iluminação da cidade por lâmpadas de LED, que iluminam melhor e são mais econômicas, até o primeiro semestre de 2024. No esporte, destaque para a reforma e manutenção do Campinho Society do Reino e reforma do Parque do Galera.