A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social, realizou na última segunda-feira (31), a 1ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Ilhabela. A conferência teve como tema central “Erradicar a fome e garantir direitos com comida de verdade, democracia e equidade”. O evento foi realizado de forma híbrida, de forma remota e também presencialmente no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) – Barra Velha.
A secretária da pasta, Nanci Zanato, esteve presente na conferência, explanou sobre a importância das temáticas discutidas e destacou que futuramente será disponibilizado um terreno em área pública para o desenvolvimento de um Projeto de Agricultura.
A nutricionista Raquel do Vale Miranda Lima introduziu a temática “Comida de Verdade” e abordou conceitos, realidades, desafios e possibilidades tanto da parte urbana do município como também das Comunidades Tradicionais e contexto global.
Foram propostos três eixos para os grupos de trabalho:
I – Determinantes Estruturais e Macrodesafios para a Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional
II – Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional e Políticas Públicas garantidoras do Direito Humano à Alimentação Adequada
III – Democracia e Participação Social
Os eixos temáticos e propostas debatidas durante a Conferência resultaram em 15 propostas de prioridades para o município, além de sugestões para as etapas Regional e Estadual da VI Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (CESAN – SP).
O documento será encaminhado também para o Poder Legislativo e ao Ministério Público para ciência.