Ilhabela fortalece a participação popular na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) com representante na 17ª Conferência Nacional de Saúde, que será realizada no mês de julho em Brasília. Ricardo de Lucca foi eleito delegado para a 17ª Conferência Nacional, após participar das etapas anteriores em fevereiro e maio.
Ricardo é membro do Conselho Municipal de Saúde de Ilhabela e acredita que a participação dos conselhos de saúde no controle social do SUS é fundamental. “É um orgulho de representar não só o município de Ilhabela, mas também todo o litoral norte na Conferência Nacional, que é um marco para a democracia no SUS”, avalia.
A Conferência Estadual teve como principal objetivo elaborar diretrizes para que o Estado de São Paulo contribua efetivamente para o sucesso da 17ª Conferência Nacional de Saúde. Com o tema “Garantindo Direitos e Defendendo o SUS, a Vida e a Democracia: amanhã será outro dia”, as discussões preparatórias foram essenciais para que os cidadãos, usuários dos sistemas locais de saúde, contribuíssem significativamente para a construção do Plano Estadual de Saúde de São Paulo.
Conselhos de Saúde
Os Conselhos Municipais de Saúde são compostos por representantes do governo, trabalhadores da saúde e sociedade civil, incluindo os usuários dos serviços de saúde, exercendo controle social sobre as políticas públicas de saúde, garantindo a participação popular nas decisões e na fiscalização dos recursos destinados à área, sendo essenciais na gestão e controle social do Sistema Único de Saúde (SUS).
Entre as atribuições dos Conselhos Municipais de Saúde estão a formulação de estratégias para melhoria dos serviços de saúde, a avaliação das necessidades da população, a fiscalização da execução dos recursos públicos destinados à área, a aprovação dos planos municipais de saúde e a defesa do direito da população à saúde.
“A eleição de Ricardo de Lucca como delegado na conferência e sua atuação como conselheiro municipal de Saúde demonstram o compromisso da sociedade civil e a valorização da participação popular na gestão e construção de um SUS mais eficiente e inclusivo”, ressalta o prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci.