A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, promoveu nos dias 6 e 7 de junho uma programação de palestras no Paço Municipal em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, com o intuito de conscientizar sobre a preservação da fauna e flora que permeiam o arquipélago.
A secretária de Meio Ambiente, Engª. Florestal Kátia Freire, realizou a abertura da programação e falou sobre a importância da preservação do meio ambiente em Ilhabela. “Essa semana é muito especial e tem como principal objetivo chamar a atenção da população para os problemas ambientais e para importância da preservação dos recursos naturais. Todas as palestras terão temas muito importantes na área de pesquisa e meio ambiente. Hoje, quando falamos de Ilhabela e turismo, não tem como não citar o meio ambiente, já que possuímos 92,4% de Mata Atlântica preservada”, ressaltou.
Na abertura, o prefeito Toninho Colucci falou sobre o saneamento básico e coleta seletiva. “É fundamental que a população esteja consciente da importância da preservação do meio ambiente e da necessidade de adotarmos medidas sustentáveis em nosso cotidiano. Em Ilhabela, estamos trabalhando para garantir um saneamento básico eficiente e promover a coleta seletiva, visando reduzir a quantidade de resíduos que são descartados inadequadamente. A Semana do Meio Ambiente é uma oportunidade de sensibilizar a população para essas questões e valorizar nossa biodiversidade única. Juntos, podemos fazer a diferença e garantir um futuro mais sustentável para todos”.
Atividades
Foram realizadas seis palestras, com as temáticas de “Serpentes insulares do Sudeste Brasileiro”, “Escorpiões e aranhas de interesse médico”, “Ilhabela, Mar de Baleias, Golfinhos e Cia”, “Mudanças climáticas (passado, presente e cenários futuros)”, “Impacto do lixo no ambiente marinho” e “Monitoramento de desastres naturais”. Os alunos da rede pública e privada participaram das palestras, onde puderam interagir com os palestrantes, tirando dúvidas e participando das dinâmicas.
Os alunos e sociedade civil puderam aprender sobre espécies endêmicas do arquipélago, medidas de segurança em relação a animais peçonhentos e como são produzidos os soros que auxiliam no tratamento de picadas de aranhas e escorpiões, e demais trabalhos desenvolvidos pelo Instituto Butantan. Além disso, puderam conhecer os trabalhos desempenhados pelo Instituto Argonauta, responsável pelo monitoramento de praias e pela reabilitação de animais marinhos. Foram também exposições das estruturas ósseas de tartarugas marinhas e diferentes espécies de cobras.
Em meio à temporada de baleias e golfinhos, os participantes realizaram uma meditação guiada, onde, posteriormente, aprenderam sobre a diferença entre baleias e golfinhos, tanto para o meio ambiente como também para o turismo. Ao longo das palestras realizada pelo VIVA Instituto Verde Azul, foram apresentadas miniaturas de baleias e golfinhos, dentes, cerdas e uma barbatana do acervo do Instituto e realizadas atividades interativas com os participantes.
Encerrando a programação da Semana de Meio Ambiente, a Dra. Fernanda Casagrande do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE, discorreu sobre as Mudanças Climáticas e como elas impactam fortemente todo o ecossistema do planeta. A palestrante abordou também acerca da intervenção humana e suas consequências. Por fim, a Dra. Caroline Estephanie Ferraz Mourão, meteorologista tecnologista da sala de operações do CEMADEN – Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais, falou sobre o monitoramento de desastres naturais.