A Prefeitura de Ilhabela realiza entre a partir desta quinta-feira (1) a primeira edição do Guaiamu Fest de Cinema Infantil na sala de cinema do Centro Cultural Waldemar Belisário, na Vila. Para esta primeira edição, o Guaiamu Fest está lançando curtas metragens inspirados nas lendas caiçaras, além de um documentário sobre o caranguejo Guaiamu, que vive nos mangues e praias da região.
O festival tem como objetivo mostrar a cultura caiçara e conscientizar as crianças sobre a importância da preservação do meio ambiente. “Falar da cultura caiçara e do planeta por meio da arte é muito importante. A consciência de que o planeta precisa ser cuidado e os saberes tradicionais valorizados devem ser pautas no cinema infantil”, destaca Kuka Desmonts, uma das organizadoras.
A produção dos curtas metragens contou com a participação da escritora Janaina de Figueiredo, indicada ao prêmio Jabuti de 2022. “O cinema infantil percorre de uma forma diferente pelo universo da sensibilidade. Nas telas, nos encontramos com essa cultura da infância. Fiquei feliz em poder dirigir, junto com Bárbara Coimbra e Luís Filipe Rodrigues, os curtas metragens lançados no Guaimu Fest”, comenta a escritora.
O projeto envolveu também a Secretaria de Educação de Ilhabela, que foi convidada a participar do festival com alunos e professores em uma formação sobre Cinema Infantil, Narrativas Caiçaras e Práticas Educativas com foco no meio ambiente. “A parceria foi muito satisfatória, afinal, a união da arte com a educação é um trabalho muito importante que deve ser incentivado em todos os âmbitos”, afirma o Secretário de Cultura, Marquinhos Guti.
O Guaiamu Fest de Cinema Infantil conta ainda com a parceria da Associação Barreiros, que cedeu o espaço e a equipe para realizar a formação de professores. A expectativa é que o festival seja um sucesso e ajude a conscientizar as crianças sobre a importância da preservação ambiental e da valorização da cultura caiçara.
Confira a programação completa do evento:
1/6 (quinta-feira)
Sessões: 13h e 14h
2/6 (sexta-feira)
Sessões: 8h, 9h30, 13h e 14h
3/6 (sábado)
Sessões: 16h e 17h
4/6 (domingo)
Sessões: 16h e 17h
5/6 (segunda-feira)
Sessões: 8h, 9h30, 13h e 14h
6/6 (terça-feira)
Sessões: 8h, 9h30, 13h e 14h