Mais uma família de Ilhabela foi beneficiada com o programa “Casa Caiçara” e recebeu sua moradia, desta vez na praia da Figueira, comunidade tradicional localizada na região Leste do arquipélago. A entrega oficial foi realizada pelo prefeito Toninho Colucci, na última segunda-feira (22) com a presença dos secretários municipais Thiago Santos (Habitação e Gestão Territorial) e Ezequiel Alves (Comunidades Tradicionais, Pesca e Agricultura) e da presidente do Fundo Social de Solidariedade, Maria José da Conceição.
Lauro dos Santos assinou o termo de recebimento da residência ao lado da esposa e familiares. O Programa “Casa Caiçara” autoriza o Poder Executivo a construir e doar moradias nas Comunidades Tradicionais para famílias caiçaras de baixa renda.
“É uma satisfação muito grande estar aqui na praia da Figueira e entregar mais uma residência do programa Casa Caiçara. Essa iniciativa traz dignidade e reconhecimento às famílias tradicionais do nosso município. Fico muito feliz de estar cumprindo mais um compromisso assumido com a população”, disse o prefeito Toninho Colucci.
Em 2022 foram entregues 20 Casas Caiçaras, sendo 15 em Castelhanos, três na Praia Mansa e duas na Ilha dos Búzios. Neste ano, foram beneficiadas mais duas famílias na Praia da Fome e a do senhor Lauro dos Santos na praia da Figueira. Até o fim de 2023 serão entregues outras sete moradias.
“É muito bom ter a oportunidade de implementar políticas públicas habitacionais e ver que o investimento chega em todas as comunidades”, afirma Thiago Santos, secretário de Habitação e Gestão Territorial.
Casa Caiçara
Importante ressaltar que todo processo de escolha das famílias assistidas passa pelo crivo do fórum das Comunidades Tradicionais. As residências são construídas em consonância à legislação específica sobre habitação social nas comunidades, respeitando a tipologia das casas caiçaras encontradas nessas localidades. As edificações têm conceito de sustentabilidade, conforto térmico e acústico, desde os materiais e equipamentos utilizados no canteiro de obras, bem como cuidados para garantir baixa poluição do ar e também sonora durante a execução dos trabalhos.
Ranchos de Pesca
Durante a visita à Praia da Figueira e também na Praia Vermelha, o prefeito Toninho Colucci recebeu a demanda da necessidade de construção de ranchos de pesca. A Prefeitura deve construir ainda este ano um rancho na Praia da Figueira e estuda a possibilidade de entregar o equipamento também para os moradores da Praia Vermelha.
“Os ranchos de pesca são um compromisso do prefeito Toninho Colucci que vamos trabalhar para entregar, assim como já estamos concretizando esse objetivo na área urbana, com a recente entrega do Rancho de Pesca Aristides Leopoldino na Barra Velha. É uma demanda justa e muito importante para os pescadores”, ressalta Ezequiel Alves, secretário das Comunidades Tradicionais, Pesca e Agricultura.
Loja de Artesanato
O prefeito Toninho Colucci aproveitou a ida às Comunidades Tradicionais também para identificar as famílias artesãs e convidá-las a expor e vender os produtos nas Lojas de Artesanato das Comunidades Tradicionais mantida pelo Fundo Social de Solidariedade.
Colucci e Maria José, presidente do Fundo Social, conversaram com mulheres artesãs nas praias da Serraria e da Fome. A primeira unidade da Loja de Artesanato das Comunidades Tradicionais foi inaugurada no último dia 19, na sede da Fundaci e já conta com produtos de artesãos das comunidades da Ilha da Vitória, Ilha dos Búzios e Bonete.
“Nossa intenção é ajudar a gerar renda para essas famílias, em especial às mulheres, por isso estamos visitando as comunidades e fazendo o convite”, explica o prefeito.
“O Fundo Social de Solidariedade está liderando essa iniciativa e quer alcançar todas as pessoas que fazem artesanato nas comunidades tradicionais. Nossa intenção é ajudar, inclusive, com cursos de qualificação, para que cada vez mais pessoas possam aderir a essa corrente do bem”, finaliza Maria, presidente do Fundo Social.
As mulheres e as crianças das Comunidades Tradicionais das praias da Figueira, Vermelha, Serraria e Fome receberam kits de beleza e chocolates, oriundos da ação Mulher mais Cidadã, que beneficiou mais de três mil mulheres nos meses de março a abril na área urbana do município.