Para celebrar as tradições locais, desde o dia 18 de maio, a Prefeitura de Ilhabela promove a Semana da Cultura Caiçara, que teve inaugurações, shows musicais, contação de histórias e a tradicional Congada de São Benedito, que este ano completa 229 anos de história.
“A Semana da Cultura Caiçara e a Congada de São Benedito são patrimônios culturais que nos inspiram a manter nossas tradições vivas. Celebramos estas manifestações que nos emocionam e conectam ainda mais com a nossa identidade cultural”, destacou o Prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci.
A Semana da Cultura Caiçara teve início na última quinta-feira (18), com a inauguração do Rancho de Pesca Aristides Leopoldino, na Barra Velha. O rancho foi construído para melhorar as condições de trabalho e oferecer estrutura adequada aos pescadores da região e recebeu o nome de Aristides Leopoldino, caiçara de Ilhabela nascido na praia de Indaiaúba, notoriamente conhecido como um dos maiores pescadores de linha e de rede do município.
“É muito importante a entrega desse equipamento para os pescadores locais que agora contam com melhores condições de trabalho”, disse o secretário das comunidades Tradicionais, Pesca e Agricultura, Ezequiel Alves.
Na sexta-feira (19), o Prefeito Toninho Colucci inaugurou a Loja de Artesanato das Comunidades Tradicionais, na sede da Fundação Arte e Cultura de Ilhabela (Fundaci), localizada na Vila, centro histórico da cidade. A unidade funciona todos os dias, das 9h às 21h.
No final de semana, 19, 20 e 21 de maio, a Vila, centro histórico da cidade, recebeu a tradicional Congada de São Benedito, que celebra este ano, 229 anos de história. O evento teve uma programação intensa, desde o levantamento do mastro de São Benedito na sexta-feira (19) até os bailes dos congos, missas e a tradicional Ucharia.
“Ilhabela tem uma cultura muito rica, com uma forte influência caiçara. A Semana da Cultura Caiçara é uma oportunidade de mostrarmos ao mundo a nossa arte, música, dança e culinária”, afirmou o secretário de Cultura, Marquinhos Guti.
50+ na Ilha da Juventude
De 17 a 21 de maio, a Prefeitura de Ilhabela, em parceria com Associação Comercial e Empresarial de Ilhabela (ACEI) realizou o “50+ na Ilha da Juventude”, no Centro Cultural da Vila, com uma programação musical diversificada, que agradou a todos os gostos e idades.
No palco, estiveram presentes, além dos artistas locais, grandes nomes da música brasileira, como Joãozinho Carnavalesco, Cláudio Fontana, Nilton César, Gilbert, Rodrigo Aldý, Ângelo Máximo e o show especial de Moacyr Franco.
“Nossa indústria é o turismo e eventos como esse são fundamentais para atrair ainda mais visitantes, gerando emprego e renda para a população local. A parceria entre a Prefeitura e a ACEI deu certo e o evento foi um sucesso”, afirmou o Prefeito Toninho Colucci.