A reunião foi conduzida pelo presidente do Conselho Municipal de Educação e secretário adjunto de Governo, Anisio Oliveira. “A paz nas escolas é um tema para se trabalhar o ano todo. Estou certo de que juntos podemos transformar nossas escolas em ambientes de respeito e convivência harmoniosa”, declarou.
Durante o encontro, os integrantes apresentaram ações já implantadas e discutiram questões como atendimento psicológico nas escolas, instalação de câmeras de monitoramento. Além disso, foram discutidas ações que aproximem a comunidade da escola por meio de políticas públicas e o fortalecimento dos conselhos das escolas.
A reunião também contou com a presença de representantes das Secretarias Municipais de Educação, Governo, Segurança e Mobilidade Urbana, e Administração; da chefia de gabinete, de diretores de escolas estaduais, representantes de escolas privadas; Conseg, Conselho Tutelar, OAB Ilhabela, Polícia Militar e da Câmara Municipal.
Sobre o projeto Paz nas Escolas
O projeto Paz nas Escolas foi oficialmente instituído no mês de abril com a presença do prefeito Toninho Colucci e de entidades da sociedade civil, escolas do município e da Polícia Militar.
O grupo deve elaborar estratégias de prevenção e enfrentamento da violência nas escolas, além de propor políticas públicas e iniciativas coordenadas para o tema, com a participação dos professores, alunos e pais e mães de alunos, conforme estabelecido pelo Conselho Municipal de Educação.