Profissionais do Controle de Vetores da Prefeitura de Ilhabela receberam na última sexta-feira (2/12), uma certificação da capacitação realizada para identificação de larvas do mosquito Aedes aegypti.
A capacitação foi realizada pela Coordenadoria de Controle de Doenças de Taubaté, em parceria com a Secretaria de Saúde de Ilhabela, com abordagens teóricas e práticas em laboratório, no período de 26 de novembro à 02 de dezembro.
Além do trabalho realizado nas ruas, na mídia e junto aos moradores, onde a conscientização é o principal foco, a prefeitura trabalha também com tecnologias específicas que ajudam a identificar e combater o mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.
Capacitados pelo instrutor Luiz Milton Bonafé, os agentes de endemias atuarão no laboratório de entomologia, para identificar as larvas e fase de pupa e saber diferenciá-las conforme as espécies Aegypti, Albopictus e mosquitos comuns.
“Parabéns aos nossos profissionais pela capacitação, que geram para nosso departamento de Controle de Vetores, relatórios mais precisos quanto à classificação das larvas, sabendo se há positividade ou não para o Aedes aegypti. E, com esses resultados, conseguimos desenvolver ações mais abrangentes de combate às arboviroses na cidade”, destaca a secretária de Saúde, Lucia Reale.