A médica Milene Deslandes, do Programa Melhor em Casa, representou Ilhabela no IX Congresso Brasileiro de Cuidados Paliativos, realizado na cidade de Curitiba (PR), entre os dias 2 a 5 de novembro.
A profissional representou a cidade com a apresentação “Lesão por pressão e as dimensões de sofrimento em Cuidados Paliativos: uma revisão de escopo”. O trabalho tinha como objetivo avaliar como as equipes de cuidado abordam as dimensões do sofrimento (físico, espiritual, social e psicológico) em pacientes com lesão por pressão em cuidados paliativos. Para isso, fizeram uma análise de diversos artigos da literatura e concluíram que as questões físicas (como dor, infecção, odor) são abordadas de maneira muito mais ampla que os demais aspectos (como vergonha, autoestima, isolamento social).
Milene Deslandes integra a equipe de médicos do programa Melhor em Casa, da Secretaria de Saúde de Ilhabela. A iniciativa tem o objetivo de melhorar e ampliar a assistência do SUS a pacientes com agravos de saúde, que recebem bem-estar, carinho e atenção familiar, aliados à adequada assistência em saúde, elementos importantes para a recuperação de doenças.
O Programa Melhor em Casa representa um avanço para a gestão de todo o sistema público de saúde, já que ajuda a desocupar os leitos hospitalares, proporcionando um melhor atendimento e regulação dos serviços de urgência dos hospitais.
Dentre os objetivos do Melhor em Casa, está o de levar atendimento médico às casas de pessoas com necessidade de reabilitação motora, idosos, pacientes crônicos sem agravamento ou em situação pós-cirúrgica, evitando internações hospitalares desnecessárias e as filas dos serviços de urgência e emergência.
O atendimento é realizado por equipes multidisciplinares, formadas prioritariamente por médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, fisioterapeuta e assistente social. Outros profissionais que fazem parte do programa são: fonoaudiólogo, nutricionista, odontólogo, psicólogo, terapeuta ocupacional e farmacêutico.