Outras ações, voltadas à redução de copos descartáveis, também estão sendo intensificadas, como por exemplo, o “Adote uma Caneca”
A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, tem intensificado as ações de prevenção e educação ambiental na cidade. A principal delas está no aprimoramento do serviço de coleta seletiva da cidade, já que desde setembro o município passou a contar novamente com o serviço de separação de resíduos sólidos, por meio do Centro de Triagem “Nega Malu”.
“No passado, Ilhabela já reciclou quase 10% do lixo coletado. Após quatro anos de interrupção do serviço, voltamos a contar com essa ferramenta tão importante, mas a sociedade também precisa fazer a sua parte”, ressalta o prefeito Toninho Colucci.
A Prefeitura quer engajar a sociedade e reforçar a importância da separação correta dos resíduos. “Precisamos entender que a reciclagem é importante para garantirmos a preservação do meio ambiente e também a renda das famílias que trabalham no Centro de Triagem”, completa a secretária municipal de Meio Ambiente, Kátia Freire.
No primeiro mês de atividade, foram separadas mais de 131,62 toneladas de resíduos recicláveis e aproximadamente 21,54 toneladas de rejeitos no Centro de Triagem. Os resíduos recicláveis são coletados em todo o município, conforme o cronograma de coleta (https://bit.ly/3Nyjucv
Norte da Ilha Centro da Ilha Sul da Ilha
bit.ly
|
). Os caminhões responsáveis pelo recolhimento transportam os resíduos até o centro de triagem em que o lixo reciclável é pesado na Balança instalada no Aterro Municipal e a carga posteriormente é encaminhada ao Centro de Triagem para separação do material.
Também estão sendo oferecidos treinamento aos profissionais envolvidos na área, numa parceria entre a Prefeitura e a empresa responsável pela coleta de resíduos na cidade. A instalação e reformas de lixeiras e contêineres também estão sendo intensificados, bem como ações de educação ambiental.
Redução de Copos Descartáveis
A Prefeitura também tem realizado ações de incentivo à redução do uso de copos descartáveis. A reciclagem de copos é uma orientação da Conferência dos Oceanos da ONU, que visa a reutilização do plástico como uma matéria-prima para novos usos.
Na festa do Dia das Crianças, realizada pela Prefeitura no dia 12 de outubro, foram encaminhados para o Centro de Triagem mais de 10 mil copos plásticos utilizados durante o evento. Pensando nisso, a Secretaria de Meio Ambiente também criou a campanha Adote uma Caneca, para diminuir o uso de copos plásticos nos prédios municipais. No Dia do Servidor Público, os funcionários receberam canecas ecossustentáveis, produzidas a partir do coco como matéria-prima.
Vale ressaltar que o copo plástico leva em torno de 200 a 400 anos para se decompor e possui uma vida útil muito curta, de apenas poucos segundos.