Legenda: Prefeito Toninho Colucci com a equipe técnica da Saúde em reunião para alinhar diretrizes do projeto
Projeto prevê o atendimento precoce das vítimas de parada cardiorrespiratória em vias públicas
Nesta terça-feira, 1º de novembro, o Prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci anunciou o novo projeto na área da saúde: “Ilhabela: Uma Cidade Cardio Protegida”, com objetivo de capacitar a população (voluntária) no atendimento aos três primeiros elos da “corrente de sobrevivência”, podendo salvar uma vítima de parada cardíaca.
A inciativa busca capacitar a população voluntária para estabelecer parâmetros de conduta, aprender como usar o desfibrilador automático externo e realizar outros procedimentos práticos básicos auxiliares envolvidos na técnica de ressuscitação cardiopulmonar. Em breve a prefeitura divulgará mais informações no site oficial ilhabela.sp.gov.br.
“Com esse projeto pessoas sem noção nenhuma de ressuscitação, serão preparadas e capacitadas para salvarem vidas”, ressalta a Secretária de Saúde, Lúcia Reale Colucci.
“Estamos preocupados em melhorar o atendimento dos pacientes no Sistema Único de Saúde e trazer cada vez mais qualidade de vida a todos. Sabemos que o ideal é a vítima em parada cardíaca receber socorros médicos adequados nos primeiros cinco minutos, com esse projeto multiplicaremos a quantidade de pessoas capazes de salvar vidas”, complementa o prefeito Colucci.
Os primeiros dois anos de gestão de Toninho Colucci foram marcados por inúmeros programas na área da saúde, que se tornaram programas e mudam a vida de muita gente. É possível citar por exemplo o Serviço de Apoio à Pacientes Renais Crônicos e Familiares, o Ilhabela Tem Remédio – Programa de Medicamentos em Casa e o Programa Bem-Estar Animal, o CRA mais próximo de você.