Entre os dias 9 e 22 de junho, os professores da rede municipal de ensino de Ilhabela participaram do movimento “Fundamentos Pedagógicos do Currículo Paulista”, nas escolas de Ensino Fundamental II da cidade.
O objetivo do movimento foi reforçar habilidades, competências e práticas desenvolvidas diariamente nas unidades escolares visitadas, trabalhando a importância do olhar para o desenvolvimento socioemocional do estudante a partir de orientações sobre a Educação Integral.
Os Fundamentos Pedagógicos do Currículo Paulista, de acordo com o Estado, são o de compromisso com a Educação Integral; compromisso com o desenvolvimento de competências; compromisso com a alfabetização, o letramento e os multiletramentos em todas as áreas do conhecimento; Tecnologia digital: o estudante como consumidor e produtor de tecnologia; o processo de avaliação a serviço das aprendizagens de todos os estudantes e o estímulo e apoio à construção do projeto de vida dos estudantes.
É importante destacar que o desenvolvimento das competências socioemocionais não tem como escopo conformar subjetividades, isto é, não deve haver nenhum tipo de determinismo sobre o que estudante deve se tornar, uma vez que seu desenvolvimento está relacionado ao ato de aprender a ser.