A Semana Mundial do Meio Ambiente, promovida pela Prefeitura por meio da Divisão Socioambiental da Secretaria do Meio Ambiente (SEMAM), agitou São Sebastião com uma série de atividades voltadas à conscientização e educação ambiental e à limpeza de praias e mangues, entre outras.
Nesta sexta-feira (10), encerrando a programação, foi realizada uma caminhada de conscientização ambiental pelo bairro da Enseada, com a distribuição de saquinhos de lixo para carros e material informativo sobre o descarte correto de resíduos. Também foi feito plantio de mudas de árvores.
Na quinta-feira (9), uma ação comunitária na Praça da Bíblia, na Topolândia, levou informação e conscientização sobre a importância da preservação do meio ambiente à população, com exposição de trabalhos, doação de mudas cedidas pelo Viveiro Municipal e caminhada com cartazes pelo bairro.
No mesmo dia, em frente ao Convento de Nossa Senhora do Amparo, no bairro São Francisco, aconteceram apresentações do Projeto Roteiro, do Grupo Tecendo as Águas, sobre boas práticas de conservação dos recursos hídricos continentais e marinhos.
Palestras sobre sustentabilidade com a gestora ambiental Lucimara Marcondes foram realizadas nas escolas Prof. Antonio Luiz Monteiro, em Boiçucanga, e Prof.ª Joana Alves dos Reis, no Canto do Mar.
Também integraram a programação a realização de oficinas educativas para a conservação dos cetáceos, promovidas pelo Instituto Supereco, e o curso de Viveirista – produção de hortaliças, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR).
Viveiro
O Viveiro Municipal foi palco para várias vivências ambientais, entre elas a que reuniu 13 idosos referenciados ao CRAS Costa Norte, e outra que contou com a participação de alunos da Escola Municipal Profª Iraydes Lobo Vianna do Rêgo.
No local, também ocorreu a apresentação “Puxada de Rede”, com alunos do Projeto Garoçá, e o encerramento do concurso cultural que revelou o nome dos mascotes do Viveiro Municipal, os pavões Jundu e Araçá.
Limpeza
A Semana Mundial do Meio Ambiente também foi marcada por duas ações de limpeza em praias e mangues. A primeira, no domingo (5), realizada na Praia da Enseada, reuniu cerca de 180 voluntários e resultou em quase 200 quilos de lixo recolhidos no local. Entre os resíduos coletados estão tampinhas de plástico e metal, pedaços de isopor e tecido, calçados de borracha, bitucas de cigarro, garrafas de vidro e petrechos de pesca.
A segunda, realizada quarta-feira (8), no Mangue do Colhereiro, no Centro, recolheu 12 sacos de lixo com destaque para garrafas e sacolas plásticas, isopor e papelão, entre outros resíduos. A ação contou também com a participação de mergulhadores que fizeram a limpeza pelo mar.
Semana
A Semana Mundial do Meio Ambiente foi realizada de 5 a 10 de junho e teve como tema “Pequenas atitudes somadas mudam o mundo”. Foi realizada pela SEMAM em conjunto com as Secretarias da Educação (SEDUC), do Desenvolvimento Econômico e Social (SEDES) e da Pessoa com Deficiência e do Idoso (SEPEDI).
Contou com a participação do CRAS Topolândia, Projeto Garoçá, Projeto Viração, Departamento de Tráfego (DETRAF), Defesa Civil, Clube de Aventureiros Desbravadores, Instituto Terra e Mar, Associação Mar Limpo, Instituto Supereco, Projeto Tecendo as Águas e empresa de mergulho Mako Dive Center, entre outros.
#PraTodosVerem: sequência de fotos mostra ações de conscientização e educação ambiental e de limpeza de praias e mangues realizadas durante a Semana Mundial do Meio Ambiente. Fim da descrição.