Foto: Divulgação/PMI
Dentre 231 municípios participantes do Estado de São Paulo, Ilhabela ficou entre as três cidades finalistas do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor 2022, celebrado na noite da quinta-feira (9/6), pela categoria “Marketing Territorial e Setores Econômicos”.
Na ocasião, a cidade foi representada pelo Prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci e pela secretária do Desenvolvimento Econômico e do Turismo de Ilhabela, Luciane Leite. Dos 231 municípios participantes, Ilhabela ficou entre as três cidades finalistas na categoria Marketing Territorial e Setores Econômicos.
O prêmio, que está na 11ª edição, é realizado pelo Sebrae e a cerimônia ocorreu na Fundação Bienal de São Paulo. Trata-se de evento já consolidado, que possui como objetivo reconhecer prefeitos que tenham implantado projetos com resultados comprovados de estímulo ao surgimento e ao desenvolvimento de pequenos negócios e à modernização da gestão pública.
Ilhabela concorreu através do projeto “Ilhabela Anywhere Office”, que visa realizar a promoção do arquipélago em nível nacional a fim de impulsionar a economia local e beneficiar as micro e pequenas empresas, gerando renda e trabalho.
O prefeito Toninho Colucci, presente no evento, destacou os avanços no setor. “Assumimos o município em plena pandemia, enfrentamos tempos difíceis, mas com trabalho sério conseguimos recuperar nossa economia e estamos gerando ainda mais desenvolvimento, com novas oportunidades de negócios, mais trabalho e renda. Estar entre os finalistas deste importante prêmio do Sebrae nos enche de orgulho e nos mostra que estamos seguindo no caminho certo”.
Ilhabela é um destino turístico consolidado nacional e internacionalmente. Esta é a principal atividade econômica da cidade. Com a pandemia da Covid-19, o turismo e a economia da ilha foram fortemente abalados. Entre abril e junho de 2020 a cidade praticamente se fechou e apenas moradores e trabalhadores podiam ingressar em Ilhabela.
Após a reabertura da balsa, houve uma alternância de fases do Plano São Paulo de combate à pandemia ao longo de 2020, que resultou na diminuição em 24% do fluxo turístico da cidade, comparado ao ano de 2019. No início de 2021, o cenário desafiador continuava, tanto que entre 11 de março e 12 abril o Estado entrou na fase emergencial do Plano São Paulo, em função de agravamento nos índices da Covid-19, período em que foi registrada a menor taxa de ocupação hoteleira do ano na cidade: 33,9%.
Foi diante deste difícil cenário para o turismo e para a economia que surgiu a ideia de criar a campanha Ilhabela Anywhere Office, conceito que é visto como uma evolução do home office, pois estabelece a possibilidade de se trabalhar de qualquer lugar, aliando trabalho e qualidade de vida. Isso beneficia a hotelaria e o trade turístico de forma geral.
Devido ao momento delicado imposto pela pandemia e às restrições do Plano São Paulo, não era viável realizar ações promocionais ou campanhas focadas no turismo de lazer para atrair o turista para a cidade. Focar em quem estava realizando trabalho remoto permitiu Ilhabela se colocar em evidência em relação aos demais destinos, acelerando o movimento de retomada econômica.
A campanha Ilhabela Anywhere Office alcançou 546 milhões de pessoas através de diferentes mídias (somatória de pessoas alcançadas por tipo de mídia, sendo que um indivíduo pode ser impactado por mais de uma mídia), contribuindo para elevar a taxa média de ocupação hoteleira em 10%, variando de 48,5% em 2020 para 58,5% em 2021, de acordo com dados da Associação Comercial e Empresarial de Ilhabela. Considerando o período de veiculação da campanha, de maio a agosto de 2021, é possível afirmar que os empreendimentos que aderiram ao Ilhabela Anywhere Office, se cadastrando no site, apresentaram melhores resultados do que os não cadastrados, respectivamente, 54% de taxa de ocupação hoteleira contra 41%.
Com relação ao fluxo de turistas, em 2020 Ilhabela recebeu 1.360.669 visitantes, já em 2021 o número foi de 1.513.118, o que resulta no aumento de 17% (dados do Observatório de Turismo de Ilhabela). É importante destacar ainda dados relativos ao emprego em 2021: o número de carteiras assinadas foi de 4.283 e o saldo de empregos ficou em 894, de acordo com o CAGED.
A secretária de Desenvolvimento Econômico e do Turismo, Luciane Leite, destaca a visão do Prefeito Toninho Colucci e os resultados da campanha. “O prefeito tem no turismo uma prioridade de governo. Valorizar esta atividade econômica é essencial para um destino como Ilhabela. Todos estes números mostram o sucesso e a contribuição da campanha Ilhabela Anywhere Office para a economia local, beneficiando o empresário e o trabalhador. Estar entre os finalistas do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor é um grande reconhecimento ao trabalho feito até aqui e um presente para a cidade, contribuindo para colocar Ilhabela mais uma vez em destaque no cenário nacional”.