Foto: Divulgação
A Defesa Civil de Ilhabela tem recebido diversas solicitações de serviços que não são de competência do órgão. Por isso, a instituição faz um alerta sobre quando acionar o telefone 199.
“A Defesa Civil deve ser acionada ou informada, sempre que puder evitar ou minimizar as possibilidades ou consequências de ocorrência de acidentes ou desastres naturais ou tecnológicos, em situações repentinas ou não rotineiras, geralmente de emergência. Estão abrindo chamados com situações que não são de nossa competência e atrasando o trabalho das ações que realmente precisam da intervenção da equipe”, alertou o coordenador da Defesa Civil de Ilhabela, Ronaldo Alves.
A Defesa Civil deve ser acionada pelo 199 (se possível já com o endereço da ocorrência em mãos) nos seguintes casos: alagamentos; inundações; desabamentos; quedas de árvores e queda de galhos; incêndios e queimadas florestais; deslizamentos; destelhamentos; rupturas ou colapso de vias públicas; vazamento em dutos, galerias ou reservatórios; sinais de risco em geral: trincas, deformações, fumaça, odores ou ruídos incomuns.
Não é de responsabilidade do órgão: precariedade – materiais impróprios; obras incompletas; vulnerabilidade; falta de manutenção do imóvel; insalubridade (esgoto, umidade, ratos); solicitação de obras; solicitação de serviços; reparos usuais; reclamações (lixo, entulho); risco não emergencial de queda de árvores; fiscalização de obras particulares: vazamentos “comuns” de água ou esgoto; captura ou remoção de animais, marimbondos abelhas; e conflitos de vizinhança.
Para os serviços que não estão relacionados à Defesa Civil, a população deve entrar em contado com os órgãos competentes, como os Bombeiros, por exemplo, que atendem casos de marimbondos e abelhas.
Serviços:
Defesa Civil – 199
Bombeiros – 193
Ouvidoria – 162 ou pelo site: https://ouvidoriailhabela.digital/
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