A Prefeitura de Ilhabela e a Defesa Civil da cidade receberam nesta semana o laudo técnico do o IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) e do IPA (Instituto de Pesquisas Ambientais), referente ao bloco rochoso que formam a terceira queda da Cachoeira dos Três tombos, interditada desde o dia 2 de fevereiro.
Segundo a análise dos técnicos, há a possibilidade de tombamento de blocos e indicaram algumas recomendações, que serão avaliadas em uma ação conjunta entre a Prefeitura com o Parque Estadual da Serra do Mar.
A interdição permanecerá em uma faixa mínima de 5 metros a partir da base da parede da cachoeira, até que seja realizada a remoção ou a estabilização das rochas mobilizadas e conclusão das intervenções.
O laudo também indica o monitoramento da evolução das trincas com percolação de água e a realização de desmonte de rocha sem explosivo (de 1,6 a 5,0m) por técnico ou empresa especializada em desmonte a frio.
O local é uma APP (Área Preservação Permanente), bem próximo aos limites com o Parque Estadual, por isso as intervenções precisam seguir técnicas que não causem danos ao meio ambiente.