Os alunos do sétimo ano da E.M. Profª Anna Leite Julião Torres, na Praia Grande, participaram na manhã desta quarta-feira (23), do programa “Cidadania e Justiça na Escola 2025”. O projeto é uma parceria do poder Judiciário com a Prefeitura de Ilhabela por meio da Secretaria da Educação.
Estiveram presentes na ação o Juiz de Direito, Marco Antonio Giacovone Filgueiras, a Promotora de Justiça, Natália Franco, o delegado da Polícia Civil de Ilhabela, Caio Fresatto, o presidente da OAB de Ilhabela, Roberval Pizarro Saad, a secretária de Educação de Ilhabela, Lídia Sarmento, representando o Prefeito Toninho Colucci e o secretário adjunto de Educação, Diego Serena.
Este programa está sendo desenvolvido pelo segundo ano na cidade e tem por objetivo conscientizar professores e estudantes, alcançando também seus pais e responsáveis, a respeito dos direitos e deveres dos cidadãos, mostrando como exercê-los, informando a estrutura e o funcionamento do Poder Judiciário, do Ministério Público, da Defensoria Pública e dos demais serviços jurisdicionais. A iniciativa continua em outras escolas da rede municipal durante o 1º semestre do ano letivo.
Como material de apoio, as crianças recebem a Cartilha da Justiça, que alerta sobre os deveres e esclarece os direitos básicos do cidadão, de forma lúdica, dinâmica e com linguagem simples.
Na parte da tarde, foi realizado no Fórum de Ilhabela, a premiação dos estudantes vencedores do Concurso de Redação promovido na edição passada do programa (2024), com o tema “Justiça e Cidadania”. O primeiro lugar foi conquistado por Antônio Erdtmann Pool de Almeida, da E.M. Mércia do Nascimento Dias. Em segundo lugar ficou Helena Mendes de Oliveira, da E.M. Eva Esperança Silva, e em terceiro, Maria Eduarda Soares Targino, que cursava em 2024 na E.M. Ruth Corrêa Leite Cardoso e, em 2025, está matriculada na E.C.M Júlio Cezar Cardial De Tullio. A cerimônia contou com a presença dos juízes Dr. Marco Antonio Giacovone Filgueiras (1ª Vara) e Dr. Guilherme Vieira de Camargo (2ª Vara), dos promotores Dr. Raul Agripino dos Santos Pinto e Dra. Natália Franco Antonialli, além do prefeito Toninho Colucci, da secretária de Educação, Lídia Sarmento, do secretário adjunto Diego Serena e diretores e coordenadores das escolas municipais.
Sobre o Programa
O programa “Cidadania e Justiça também se aprendem na escola” surgiu da constatação, pela AMB (Associação dos Magistrados Brasileiros), do desconhecimento da maior parte da população a respeito das atribuições e do funcionamento do Poder Judiciário brasileiro. Ou seja, a sociedade sente-se distante da Justiça por não a conhecer.