Concertos gratuitos celebram 70 anos do Cebimar e 10 anos do Instituto Baía dos Vermelhos, com obras de Beethoven e da paraense Cibelle Donza
|
Maestro Ricardo Bologna irá conduzir Orquestra de Câmara da ECA/USP na série OCAM Conecta – Territórios Paulistas (Foto:Rodrigo Rosenthal)
São Paulo, março de 2025 – A Orquestra de Câmara da ECA/USP (OCAM) se apresenta no litoral paulista, nos dias 29 e 30 de março, com a série OCAM Conecta – Territórios Paulistas. Os concertos fazem parte da temporada 2025 Novos Sons, Novos Tempos – OCAM 30 anos, que celebra as três décadas de história da orquestra. Com regência do maestro Ricardo Bologna, a primeira apresentação será no sábado (29) no Teatro Municipal de São Sebastião, em comemoração aos 70 anos do Centro de Biologia Marinha da Universidade de São Paulo (Cebimar). Já no domingo (30), o concerto será no Teatro de Vermelhos, em Ilhabela, em evento especial sobre os dez anos do Instituto Baía dos Vermelhos. As entradas serão gratuitas.
Considerado um dos centros de referência em pesquisas relacionadas com a biologia marinha no mundo, o Cebimar é um instituto especializado da Universidade de São Paulo e desenvolve projetos científicos de vanguarda, formando cientistas, desde 1955. Já o Instituto Baía dos Vermelhos é um centro cultural fundado em 2015 para elaborar programas de criação, produção e difusão cultural e de educação e conhecimento no campo da música e das demais formas de expressão artística. Durante todo o ano, Vermelhos oferecerá uma programação comemorativa com novos espaços e eventos para celebrar sua primeira década.
“Serão concertos muito especiais e cheios de celebrações. Esta é uma temporada especial da orquestra e estamos muito felizes em poder unir nossas comemorações às do Centro de Biologia Marinha e do Instituto Baía dos Vermelhos. Preparamos um repertório especialmente para esta ocasião, em que reunimos o clássico e o contemporâneo”, diz o regente Ricardo Bologna.
A série OCAM Conecta – Territórios Paulistas busca levar a música de concerto para diferentes regiões do estado de São Paulo, democratizando o acesso à arte e à cultura. O programa conta com as apresentações das obras Das Plêiades, de Cibelle Donza, e Sinfonia nº 7 em Lá Maior, Op. 92, de Ludwig van Beethoven. O repertório reflete o compromisso da OCAM em exaltar o passado e o futuro da música de concerto, posicionando-se entre música clássica e contemporânea. Os estilos contrastantes, compondo um mesmo programa, reafirmam o perfil dinâmico e atual da orquestra.
Para ressaltar a música brasileira e contemporânea, o concerto da série Conecta inicia com a obra da compositora paraense Cibelle Donza Das Plêiades. A peça é inspirada no conjunto de estrelas da constelação de Touro, de mesmo nome, que se destaca por sua luminosidade e visibilidade no céu. A peça foi escrita para orquestra de cordas e composta de maneira intuitiva e fluida, a partir de reflexões sobre a eternidade e efemeridade. Donza utiliza técnicas contemporâneas para a exploração timbrística com a orquestra de cordas.
A Sinfonía nº 7, de Ludwig van Beethoven, representa a vertente clássica da OCAM. Em sua estreia, em 1813, já em processo de perda auditiva, o compositor e maestro dava grandes saltos no ar, nos momentos de explosão sonora que marcam o primeiro movimento da sinfonia. A obra segue em grande crescendo musical apoteótico, e Allegretto, o segundo movimento, é o mais renomado da sinfonia. Os seguintes são desafiadores para a orquestra, com sonoridades mais dançantes e enérgicas.
A OCAM reafirma seu compromisso com a arte, a educação e o público, promovendo a interação entre a comunidade e o patrimônio cultural da USP e estabelecendo um espaço de valorização da música clássica como um bem acessível a todos.
SERVIÇO
Série OCAM Conecta – Territórios Paulistas
Intérpretes:
Ricardo Bologna, regente
Orquestra de Câmara da ECA/USP (OCAM)
Obras de:
Cibelle Donza – Das Plêiades
Ludwig van Beethoven – Sinfonia nº 7 em Lá Maior, Op. 92
Concerto 70 Anos Cebimar
Data: 29 de março, sábado
Horário: 20h00
Local: Teatro Municipal de São Sebastião – Av. Dr. Altino Arantes, 2, São Sebastião, SP
Ingressos: Entrada gratuita
Capacidade: 280 pessoas.
Acessibilidade: sim.
Concerto 10 anos Instituto Baía dos Vermelhos
Data: 30 de março, domingo
Horário: 16h00
Local: Teatro de Vermelhos – Av. Gov. Mário Covas, 11.970, Ilhabela, SP
Ingressos: Entrada gratuita.
Capacidade: 1.100 pessoas.
Acessibilidade: sim.
Sobre a OCAM
A Orquestra de Câmara da ECA/USP (OCAM), um dos principais organismos artísticos da Universidade de São Paulo, celebra 30 anos de trajetória, consolidando-se como uma referência fundamental entre as orquestras profissionalizantes do Brasil. Fundada em 1995 pelo maestro Olivier Toni, a OCAM é composta por alunos do Departamento de Música da USP e de cursos de extensão universitária. Sob a direção do maestro Gil Jardim, de 2001 a 2023 e, desde 2024, do maestro Ricardo Bologna, a orquestra tem se destacado no cenário musical brasileiro, sendo reconhecida pela sua qualidade e pela diversidade de seu repertório. Ao longo dessas três décadas, a OCAM já formou mais de 700 alunos bolsistas, contou com a participação de cerca de 1 mil convidados, entre maestros e solistas, e promoveu cerca de 300 masterclasses abertas à comunidade. Com aproximadamente 2 mil concertos realizados, a orquestra tem desempenhado um papel essencial na vida cultural da USP e na promoção da música no Brasil. Seu trabalho vai além da arte musical, trazendo à tona questões sociais, promovendo a inclusão e gerando reflexões sobre a música e sua função social. Desde 2021, após a pandemia, a orquestra já arrecadou nove toneladas de alimentos para comunidades em situação de insegurança alimentar.
OCAM Conecta – Territórios Paulistas
A Série OCAM Conecta – Territórios Paulistas reflete o compromisso da Orquestra de Câmara da ECA/ USP em levar a música de concerto para diferentes regiões do estado de São Paulo, democratizando o acesso à arte e à cultura. Por meio de concertos gratuitos realizados em diversos teatros de São Paulo e de outras cidades paulistas, a OCAM aproxima a música erudita de públicos de diferentes contextos e locais, fortalecendo a presença da música clássica no interior e na capital paulista. Essa ação reafirma o papel da orquestra em promover a cultura musical em diversos territórios, tornando a arte mais acessível e vivenciada de maneira imersiva e transformadora.