No último final de semana (15 e 16 de março), Ilhabela reafirmou seu protagonismo no esporte paulista com participações de destaque em diversas competições. Da Vela ao Rugby, os atletas do município demonstraram talento, determinação e espírito esportivo, levando o nome da cidade a importantes torneios no Estado de São Paulo.
Na Taça Clube de Campo de São Paulo, válida como a 1ª etapa do Ranking Paulista da Classe Optimist, o jovem velejador Samy dos Santos Baptista, atleta da Escola de Vela de Ilhabela e integrante do programa Bolsa Atleta Municipal, brilhou ao conquistar a terceira colocação geral. A competição continua no próximo final de semana (22 e 23 de março) no Yacht Club Santo Amaro. Ilhabela, por sua vez, será sede da 3ª e 4ª etapas do campeonato, programadas para maio e junho, na Escola Municipal de Vela “Lars Grael”.
No Rugby, a equipe principal de Ilhabela, os “Sharks”, entrou em campo no sábado (15) para enfrentar o São José Rugby na abertura do Campeonato Paulista da 1ª Divisão. A partida, realizada em São José dos Campos, foi um grande desafio para o time ilhéu, que conta com uma equipe renovada, composta por 80% de jogadores que subiram do juvenil. Apesar do resultado adverso de 52 a 3, o técnico Paulo Ricardo de Souza Santos, o “Gordo”, destacou que a equipe está focada na evolução e no próximo confronto contra o SPAC, que acontecerá no dia 29 de março, em casa.
Já em Ilhabela, a primeira etapa da Copa Mitsubishi 2025 reuniu um recorde histórico de 44 embarcações. No sábado (15), os ventos sul entre 8 e 10 nós proporcionaram regatas emocionantes no Canal de São Sebastião. No entanto, no domingo, a falta de vento levou ao cancelamento das provas. O evento segue no próximo final de semana com as regatas decisivas da primeira etapa. Além das competições na água, a programação inclui um almoço de confraternização no sábado (22) e a cerimônia de premiação no domingo (23).