A E.M. Prefeito Eurípedes da Silva Ferreira realizou, nesta segunda-feira (17), o 2º encontro com pais de estudantes atípicos com um chá da tarde. O evento ofereceu um ambiente seguro e acolhedor para as famílias trocarem experiências sobre as suas rotinas e estreitar os laços entre o corpo docente da escola e as famílias.
Como mediadoras da conversa estiveram presentes a psicóloga Marcela Rodrigues de Araújo e a psicopedagoga Deyse Moreira Lima, profissionais do Centro Municipal Especializado em Reabilitação de Transtornos do Espectro Autista (CER-TEA), que ofereceram esclarecimentos e orientações para o pleno exercício dos direitos e deveres dos alunos no contexto da educação inclusiva. Esteve presente também no encontro o Conselho Escolar afim de promover maior inclusão no ambiente escolar.
A abertura da reunião foi realizada pela Diretora da E.M. Prefeito Eurípedes da Silva Ferreira, Tatiana Kalepniek de Lima, que reforçou a importância do acompanhamento dos estudantes para o desenvolvimento pleno e esclareceu como foi o início do projeto na escola, quando convidou os profissionais da unidade escolar para conversarem sobre a importância das terapias e os orientou para a melhor abordagem e desenvolvimento dos alunos.
A psicopedagaga Deyse Moreira Lima relatou que a unidade escolar é uma escola de inclusão e que no CER-TEA há uma grande equipe que atende os estudantes com profissionais de diferentes áreas, com cada especialidade complementando as necessidades dos atendidos.
“Por trabalharmos em equipe, um profissional já indica uma reunião de alinhamento e solicita avaliações com os demais colegas de outras áreas. Com as terapias proporcionadas às crianças, o desenvolvimento escolar faz muita diferença”, enfatizou.
Uma das mães presentes relatou que após o encaminhamento seu filho começou a usar a medicação prescrita e, após o uso, seu aprendizado melhorou muito. Ela parabenizou a equipe escolar e os profissionais do CER-TEA pelo trabalho realizado.
Demanda surgiu na Pandemia
A iniciativa de realizar um encontro em formato de chá da tarde com os pais foi idealizada pela diretora da E.M. Prof. José Antonio Verzegnassi, Bruna Maia, e pela professora do Atendimento Municipal de Educação Especializada Inclusiva (Ameei), Cássia Aparecida de Castro Dedate, na pandemia de Covid-19.
O objetivo era acolher, a partir de rodas de conversas, pais e responsáveis de estudantes atípicos, já que que o público foi um dos mais impactados pelo ensino remoto. As reuniões foram bem recebidas pela comunidade e incentivaram a expansão da experiência para outras unidades, como agora ocorre com a E.M. Prefeito Eurípedes da Silva Ferreira.