A 12ª Copa Brasil de Vela chegou ao fim no último fim de semana, consolidando Ilhabela como a capital brasileira da modalidade e gerando grande expectativa para as próximas edições. O evento reuniu velejadores de diversas partes do país e do mundo, além de impulsionar o turismo local, movimentando a economia da cidade.
“A Copa Brasil de Vela é mais um exemplo de como Ilhabela reafirma, ano após ano, como a Capital Nacional da Vela. Estamos muito orgulhosos de receber atletas de renome internacional e ver nossos jovens velejadores se destacando ao lado de grandes nomes. Além de fortalecer o esporte, este evento movimenta nossa economia, trazendo turistas e fomentando o desenvolvimento local. Ilhabela seguirá investindo para continuar sendo um dos principais palcos da vela no Brasil e no mundo”, destacou o Prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci.
Marco Aurélio de Sá Ribeiro, presidente da Confederação Brasileira de Vela (CBVela), destacou a importância da integração entre esporte, turismo e educação para o sucesso da Copa Brasil de Vela. “Quando você tem uma política pública que liga o esporte, turismo e educação em um lugar tão especial como Ilhabela, o sucesso é certo”.
Um dos destaques do evento foi a presença de Robert Scheidt, bicampeão olímpico e 15 vezes campeão mundial, que ministrou uma clínica para jovens velejadores. Scheidt compartilhou sua conexão com Ilhabela, onde deu importantes passos em sua carreira. “Ilhabela mora no meu coração. Eu cresci aqui, onde aprimorei minha velejada no mar. É um lugar muito especial para velejar”, comentou o atleta.
A competição também revelou novos talentos. Erik Scheidt, filho de Robert, foi o grande vencedor na classe ILCA 4, categoria sub-16, enquanto sua mãe, Gintare Scheidt, conquistou o título na classe ILCA 6, categoria geral. “Achei o campeonato muito legal, com condições climáticas difíceis, mas fizemos seis regatas e consegui um bom resultado, o que me deixou feliz”, afirmou Erik.
O secretário de Esporte e Lazer de Ilhabela, Felipe Nascimento, comemorou o impacto do evento na cidade. “A Copa Brasil fez com que a cidade girasse em torno do evento, movimentando hotéis e comércios locais. Somos a capital nacional da vela, e temos o compromisso de oferecer sempre o melhor para o desenvolvimento do esporte”, disse.
Felipe também ressaltou o papel da Copa Brasil na formação de novos atletas. “A competição permitiu que jovens da nossa Escola de Vela competissem lado a lado com grandes nomes do esporte, proporcionando uma experiência valiosa para esses jovens. Tivemos vários atletas de Ilhabela no pódio, reforçando a cidade como a capital da vela”.
A 12ª Copa Brasil de Vela foi organizada pela Confederação Brasileira de Vela (CBVela), Prefeitura de Ilhabela e Federação de Vela do Estado de São Paulo, com apoio de patrocinadores como Avène, QS Tributos e OceanPact.