Na última sexta-feira (30), foi realizado um importante treinamento com os professores de educação física das academias de saúde, no PEII Itaquanduba. O enfermeiro e coordenador do Samu de Ilhabela, Fabio Luiz Silva, conduziu a sessão, identificando possíveis problemas que podem ocorrer com os alunos e ensinando intervenções práticas que podem ser realizadas com os recursos disponíveis nas academias.
As atividades incluíram Reanimação Cardiopulmonar (RCP), atendimento a pessoas com ataques epiléticos, afogamentos e a elaboração de uma técnica conjunta para a remoção de pacientes da piscina que estejam impossibilitados de sair por conta própria. “A ideia é associar alguns problemas que podem acontecer com os alunos e quais intervenções serão realizadas. Hoje falamos sobre infarto, acidente vascular encefálico, crise convulsiva e parada cardíaca, como tratar dentro das possibilidades dos professores e qual o melhor resultado até que o Samu chegue”.
O professor Igor Oliveira Firmino da Silva, um dos participantes do treinamento, ressaltou a importância da capacitação devido ao perfil do público atendido nas academias de saúde, que muitas vezes são encaminhados pela Secretaria de Saúde e possuem diversas comorbidades: “Esse treinamento é muito importante. Trabalhamos com hidroginástica e com muitos alunos que são encaminhados pela Secretaria de Saúde com algumas comorbidades. Já aconteceram casos de fatalidades e acidentes durante as aulas, por isso esse treinamento é essencial.”
Para o prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, “este treinamento demonstra o compromisso da Prefeitura de Ilhabela com a segurança e bem-estar dos alunos das academias de saúde, garantindo que os professores estejam preparados para agir em situações de emergência”, finalizou.