O Ginga foi o grande campeão do 19º Campeonato Brasileiro da Classe HPE25, realizado entre os dias 29 de agosto e 1º de setembro, no canal de Ilhabela. A competição reuniu 17 barcos e mais de 70 velejadores de diversas regiões do Brasil.
O evento, que contou com o apoio da Prefeitura de Ilhabela, destacou-se por reunir competidores de diversos estados e com grandes nomes do esporte, como Robert Scheidt. O grande campeão foi o Ginga, composta por velejadores de Ilhabela, comandada por Breno Chvaicer, ao lado de Vicente Monteiro, Ronyon Silva, Luís Guilherme e Wilson Moura (funcionário do Hospital Mário Covas Jr, de Ilhabela). “Foi um campeonato de altíssimo nível, decidido na última regata. Ficamos muito felizes com a conquista do nosso quinto título”, comentou Breno Chvaicer.
Ao longo da competição, as equipes vindas de outros estados como a Bahia, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo, além de flotilhas locais e da Guarapiranga, enfrentaram desafios com as variações climáticas, o que demonstrou o preparo das tripulações para o evento.
O veleiro Espetáculo II, de Luis Fernando Staub, conquistou a segunda colocação geral, com 29 pontos. E com 31 pontos, o barco Quantum, comandado por Robert Scheidt, velejador olímpico e multicampeão, terminou em terceiro lugar. “Foi ótimo voltar a velejar na HPE25, a classe mais uma vez mostrou sua força”, destacou Scheidt.
Além das categorias principais, o evento também celebrou os vencedores das categorias Owner Driver e Sportsman. Na Owner Driver, o Espetáculo II garantiu a primeira colocação, enquanto o Ah Muleque, de Ricardo Ricardi, levou o título na categoria Sportsman.