Promovido pela Prefeitura de Ilhabela por meio da Secretaria de Meio Ambiente, o 10º Passeio Ecociclístico, realizado no último domingo (22), reuniu cerca de 600 ciclistas, em comemoração ao Dia Mundial Sem Carro.
A ação teve como objetivo incentivar a reflexão sobre a dependência do uso de veículos automotores e a necessidade de alternativas mais sustentáveis. O percurso de 6k, partiu da Praça Allan Kardec, na Barra Velha e seguiu até a Praça Coronel Julião, na Vila. Antes da pedalada, foi realizada uma aula de alongamento para os participantes. Entre os ciclistas, havia famílias inteiras, crianças de várias idades e atletas do Bolsa Atleta de Ilhabela, destacando a diversidade e engajamento da comunidade local.
O evento também contou com a participação de equipes da Defesa Civil de Ilhabela, Corpo de Bombeiros e da Secretaria de Mobilidade e Segurança, que aproveitaram a oportunidade para realizar atividades educativas, com exposição de equipamentos e distribuição de panfletos informativos.
Para a engenheira florestal, Kátia Freire, secretária municipal de Meio Ambiente, a preservação ambiental é um tema de extrema importância para o município. “Ilhabela é campeã do ranking de preservação da Mata Atlântica, com 94,6% do seu território preservado. Ações como esta reforçam toda a conscientização necessária para proteger os recursos naturais da nossa cidade! Muito feliz pelo engajamento de toda população”.
O 10º Passeio Ecociclístico de Ilhabela 2024 foi organizado pela Prefeitura de Ilhabela por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, em parceria com a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer.