Entre os dias 14 e 19 de outubro, Ilhabela se tornará mais uma vez o epicentro do mundo náutico ao sediar a 12ª edição da Copa Brasil de Vela e a 10ª Copa Brasil de Vela Jovem (Sub-19), na Escola Municipal de Vela “Lars Grael”, no Pequeá.
O evento, que já é uma tradição no calendário esportivo da cidade, é promovido pela Prefeitura de Ilhabela, em parceria com a Confederação Brasileira de Vela (CBVELA) e a Federação de Vela do Estado de São Paulo.
Na Copa Brasil de Vela, os atletas competirão nas classes IQFOil (Masculino e Feminino), ILCA 6 (Feminino), ILCA 7 (Masculino), além das classes convidadas Snipe (Aberto e Misto), Dingue, ILCA 4 e Finn. Já na Copa Brasil de Vela Jovem, os jovens talentos disputarão nas classes ILCA 6 (Masculino e Feminino), 420 (Aberto e Feminino), 29er (Aberto e Feminino), iQFOiL (Masculino e Feminino) e Optimist (Veterano e Estreante).
Além de serem importantes no cenário esportivo, as regatas também fazem parte das etapas do Campeonato Brasileiro Interclubes, destacando ainda mais a relevância do evento.
O prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, ressaltou a importância da cidade como a capital nacional da vela e o compromisso da administração municipal em promover o esporte. “Estas competições reforçam o título de Ilhabela como a Capital Nacional da Vela e mostram o quanto temos investido na formação de novos velejadores e apoiado diversas competições da modalidade durante todo o ano. Além disso, eventos como este movimentam todo o trade turístico, impulsionando a economia local com hospedagens, alimentação e entretenimento”, destacou o prefeito.