A Prefeitura de Ilhabela prorrogou até o dia 14 de abril a Consulta
Pública para a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2025. O objetivo é
garantir a participação de todos os cidadãos interessados no processo de
planejamento do município.
Durante a Consulta Pública, os munícipes têm a oportunidade de
manifestar suas opiniões, apresentar propostas e sugerir melhorias para
o desenvolvimento de Ilhabela para o próximo ano. Os interessados em
contribuir com a elaboração da LDO 2025 devem acessar o link
https://bit.ly/3P4fWAE
A PREFEITURA TEM UM CONVITE PARA VOCÊ VAMOS JUNTOS ELABORAR A LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS – LDO 2025? O QUE É A LDO? A LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) é a lei que prevê os recursos que serão arrecadados e o limite dos gastos que poderão ser feitos no exercício seguinte. Significa que nesta etapa, vamos juntos definir quais as áreas que o governo deve priorizar investimentos em 2025. A LDO estabelece limites para o orçamento, estima riscos, estabelece metas, e define preceitos que serão obedecidos na LOA (Lei Orçamentária Anual) que será elaborada entre julho agosto e setembro. COMO SE DÁ A PARTICIPAÇÃO POPULAR? Através desta consulta disponibilizada no site da prefeitura e através das audiências públicas que serão realizadas nos principais bairros da cidade, onde o munícipe poderá apresentar as suas sugestões, para contribuir com a elaboração da LDO. O QUE É UMA AUDIÊNCIA PÚBLICA? É uma reunião entre o poder público e a população que tem como objetivo dar transp
bit.ly
|
e preencher o formulário disponível na página da
consulta pública. É importante indicar a região e o bairro onde será
direcionada a sugestão.
“A prorrogação da Consulta Pública reforça o compromisso da
administração com a transparência e a participação cidadã, reconhece a
importância de ouvir a voz da comunidade e valoriza a colaboração de
todos os munícipes nesse processo de construção coletiva”, disse o
secretário adjunto de Gestão Financeira, Fernando Crésio da Silva.
Sobre a LDO
A LDO é um instrumento de extrema importância para o planejamento
orçamentário do município, pois estabelece as metas e prioridades da
administração pública para o próximo exercício financeiro. É por meio
dela que são definidas as diretrizes para a elaboração do orçamento
anual, considerando as demandas e necessidades da população.