O município de Ilhabela alcançou 45 pontos no Programa Município Verde Azul e conquistou a 91ª posição no Grupo 2, além do 2º lugar entre as quatro cidades do Litoral Norte. O resultado foi divulgado no final de dezembro de 2023, em cerimônia realizada no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo.
O Programa Município Verde Azul tem como objetivo incentivar e apoiar as prefeituras paulistas na elaboração e implementação de políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do Estado de São Paulo. As ações propostas incluem dez diretrizes para lidar com questões ambientais locais, abrangendo temas como governança ambiental, sustentabilidade, educação ambiental, uso do solo, gestão de águas, tratamento de esgoto, resíduos sólidos, qualidade do ar, arborização urbana e biodiversidade.
Com base nessa avaliação, o Indicador de Avaliação Ambiental (IAA) é publicado para orientar o poder público e a população na formulação e melhoria de políticas públicas e demais ações sustentáveis.
Na expectativa de atingir esse objetivo, o PMVA oferece capacitação técnica aos representantes indicados pelas prefeituras. Ao final de cada ano, é publicado o “Ranking Ambiental dos Municípios Paulistas”, que avalia as informações fornecidas pelos municípios com critérios preestabelecidos de medição da eficácia das ações executadas.
Sob o comando da secretária de Meio Ambiente e engenheira florestal, Kátia Freire, foram indicados como interlocutores a Diretora de Controle de Poluição, Bernadete Fernandez, e o Diretor de Gestão Ambiental, Rodolfo Gomes. Ambos contaram com a participação de toda a secretaria.
“O programa certifica, qualifica e reconhece os municípios do estado que desenvolvem e executam ações relacionadas a políticas públicas e sustentabilidade”, ressaltou Kátia.
O prefeito Toninho Colucci também destacou a importância do programa, salientando que, para alcançar objetivos do plano de governo e ter sucesso em suas ações, é de extrema importância o envolvimento e a parceria de todas as secretarias e da população. Disse, ainda, que somente através do trabalho conjunto de conscientização e da preservação do meio ambiente poderemos viver em uma Ilhabela melhor e garantir a qualidade de vida que tanto sonhamos.