A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Educação e em parceria com a Polícia Militar, realizou diversas cerimônias de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) para as turmas do 5º ano de 11 escolas da rede pública de ensino. Mais de 470 alunos receberam o certificado do programa.
O Proerd consiste em um esforço cooperativo estabelecido entre a Polícia Militar, a escola e a família, tendo como principal intuito capacitar jovens estudantes de informações e habilidades necessárias para viver de maneira saudável, sem drogas e sem violência. Em Ilhabela, o programa foi implantado pelo 20º Batalhão da Polícia Militar do Interior e atua sob o comando do 2º PM Tenente Nivaldo Junior. Neste ano, o Proerd completa 30 anos de atuação no Estado de São Paulo.
“O Proerd é um trabalho muito importante e fico muito feliz em ver toda essa mobilização. Esse é um dos motivos pelo qual investimos muito em Educação, tanto é que até o final de 2024 entregaremos dez novas escolas, para que as crianças tenham oportunidades e sigam pelo caminho do bem”, destacou o prefeito Toninho Colucci.
Os alunos certificados fazem parte das escolas E.M. Prof.ª. Dercy Andrade de Castro, E.M. Sebastião Leite da Silva, E.M. Prof.ª Maria Thereza de F. Vidal, E.M. Paulo Renato Costa Souza, E.M. Altamira de Castro Vieira Colucci, E.M. Prof.ª. Mércia do Nascimento Dias, E.M. Ophélia Reale Montanhesi, E.M. Prof. José Benedito de Moraes, E.M. Prof. José Antonio Verzegnassi, E.M. Pref. Leonardo Reale e E.M. Pref. Euripedes da Silva Ferreira.
O Cabo PM Valdemar de Jesus é responsável por desenvolver as atividades do Proerd. “O programa tem como objetivo encorajar os alunos e ampliar as suas alternativas positivas para evitarem o uso de drogas e a prática da violência. Além de ajudar a desenvolverem habilidades de comunicação, autoestima, tomada de decisões, resolução de conflitos e objetivo de vida. Esse é o compromisso da nossa equipe”, frisou.
A secretária de Educação, Lídia Sarmento, destacou a importância da parceria com a Polícia Militar como uma forma de abordar de forma mais pedagógica, o uso de drogas e da violência. “Nossos jovens vivem diferentes realidades e precisamos pensar nisso. Com essa parceria, nós podemos alertar nossos alunos de forma mais pedagógica, promovendo um ambiente livre de todas as formas de violência e de drogas”, finalizou.