Servidores da Prefeitura de llhabela tiveram o seu desempenho em atividades físicas reconhecido nesta quinta-feira (26), na premiação do Destaque Esportivo 2023. O evento, promovido pela Secretaria de Administração, por meio da Escola de Governo, confere certificado e troféu aos funcionários públicos municipais com maior relevância no cenário do esporte, sejam eles atletas profissionais ou amadores.
Ao todo, 24 servidores foram contemplados advindos de 11 diferentes secretarias. As modalidades esportivas são as mais diversas, mostrando a variedade de esportes praticados na cidade. São elas: rúgbi; futvôlei; futsal; ciclismo; corrida; dança; halterofilismo/musculação; apneia estática/mergulho livre; capoeira; atletismo; karatê; judô; natação; ciclismo; praticante de atividade física; canoa; taekwondo e jiu-jitsu.
De acordo com o Secretário Adjunto de Esporte e Lazer, Felipe Nascimento, a atividade física melhora a saúde física e mental, proporcionando aumento de energia e disposição ao longo do dia. Além disso, fortalece os músculos e melhora a postura corporal, reduzindo o stress e ansiedade, sendo ainda um fator de socialização com a possibilidade de conhecer novas pessoas.
“É importante lembrar que o esporte não é só para o corpo, mas principalmente para a mente. O esporte alimenta a alma e traz uma saúde muito grande, que se traduz em qualidade mental, comprovado em diversos estudos comportamentais de saúde”, realçou.
O secretário de Desenvolvimento Econômico e de Turismo, Harry Finger, deu seu depoimento como esportista, com um relato de superação e conquista de objetivos.
“Eu comecei a nadar aos 37 anos de idade e resolvi depois atravessar o Canal da Mancha, que liga a França à Inglaterra, aos 55 anos. Se eu, como um nadador médio, consegui chegar até a França nadando, vocês também conseguem alcançar seus objetivos, basta persistência. Qualquer atividade é importante, que seja uma corrida de 200 metros. Amanhã você já poderá estar correndo toda a orla”, disse.
Vela oceânica
O servidor da Secretaria de Administração, Mario Sérgio de Jesus, também foi homenageado pelo seu destaque na vela, esporte que faz Ilhabela ser reconhecida como capital nacional da modalidade.
“Estou na Prefeitura há 42 anos, sou filho de caiçara pescador e fui uma criança levada, briguenta. Hoje não tenho mais corpo para brigar, mas uso essa força para a vela. Só tenho a agradecer ao esporte. O iatismo me levou a conhecer outros países, um monte de gente diferente e outras culturas”, expôs o velejador.
Destaque Nacional
Entre os atletas profissionais e amadores premiados, a servidora da Secretaria de Educação e judoca, Rogéria Cozendey, ganhou destaque por sua participação no Campeonato Mundial de Veteranos de Judô. Ela embarca nesta sexta-feira (27) para a cidade de Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos, representando o Brasil na categoria +78kg.
“Eu tenho muito orgulho de chegar aos 51 anos podendo representar o Brasil no Judô. Todo dia é uma luta, é uma guerra para nos mantermos competitivos, mas tenho muito orgulho de ter sido escolhida como coordenadora dos veteranos nessa comitiva brasileira. Treino até na hora do almoço, pois tudo o que a gente quer, realmente acredita, podemos conquistar”, declarou.